No dia 18/08 ocorreu o encerramento do Módulo Básico de Mídias na Educação na UFRGS.

A multiplicadora do NTE/11ª CRE, Silvana Silveira e seu colega Ednei Becher, professor de Física da E.E.Educ.Básica Prudente de Morais, apresentaram o projeto Iniciação Digital.
"Iniciação Digital" faz parte do Proinfo/MEC - Linux Educacional, o qual visa capacitar professores das redes estaduais e municipais para trabalharem com o Sistema Linux.

As colegas Aline e Juliana, representantes da 11ª CRE, juntamente com a colega Rosimere, de Pinhal, apresentaram uma proposta de trabalho voltada para a questão Afro.

Nossa turma foi coordenada pela professora Mary Lucia Pedroso Konrath. A Mary foi além, tornou-se nossa amiga e companheira de descobertas.
A Mary foi incansável na batalha pela persistência dos colegas, que no início do curso somavam 50 e que no encerramento deste módulo, somou 16.
Sabemos das condições das escolas e das situações dos professores, mas saber organizar o tempo é tarefa de mestre.
Esperamos reencontrar este grupo no próximo módulo.




BrOffice Impress

Crie apresentações interessantes para mostrar temas em estudo com seus alunos. Você pode utilizar textos, imagens, sons... Poponha aos alunos que criem apresentações a partir de pesquisas individuais ou em grupo referente a área de conhecimento que atua. Quer tentar? Compartilhe os conhecimentos construídos com outras turmas, socialize, divulgue, publique...






Hoje cedo a professora Anilda dirigiu-se até o Instituto Estadual de Educação Maria Angelina Maggi, em Três Cachoeiras, afim de atender seus cursistas, dando continuidade ao curso de Introdução a Educação Digital.Sua turma avança a cada novo encontro.
Enquanto ela atendia lá,as colegas Silvana e Sirlei atendiam suas turmas aqui no NTE.
Hoje era dia de blogar.Os professores aprenderam a construir blog, bem como explorá-lo nas mais variadas possibilidades de seu uso no fazer pedagógico e mesmo com a conexão caindo, ninguém desistiu de criar o seu.
Sabemos que as dificuldades serão superadas e a curiosidade despertada.Temos interesse em aprender mais e isso move nossa caminhada.
Vamos espiar o que foi construído pela turma atendida em Osório?
Laudinéia
Sandramara
Rita e Geane
Geane
Iloni
Roque
Jacqueline
Loiva
Décio
Vera
Márcia
Esther

Em breve mais novidades a respeito dos nossos trabalhos aqui.

Vamos ampliar nossos conhecimentos? Eis algumas dicas para um blog de sucesso!!!

Estas dicas foram dadas por Robert & Maryam Scoble durante sua apresentação na Convenção de Negócios para Blogs, em Seatle. A partir de agora não há mais desculpas para não criar um blog atrativo e interessante.

1. Blogue porque você quer blogar .

2. Leia outros blogs – cada pessoa tem um estilo diferente de blogar. Escolha um estilo lendo outros blogs, descubra o que lhe atrai e aprecie a leitura.

3. Escolha um nicho que possa desenvolver (e seja diferente) .

4. Conecte-se a outros blogs.

5. Admita seus erros.

6. Escreva bons títulos.

7. Adicione outras mídias: imagens, sons, vídeos.

8. Tenha voz ativa – blogar exige paixão e autoridade. O que exclui muita gente.

9. Saia da blogosfera, relacione-se com o maior número possível de pessoas.

10. Promova-se.

11. Escreva bem – seja criativo e diferenciado.

12. Exponha-se.

13. Ajude outras pessoas a blogar – compartilhe o que você aprendeu .

14. Mantenha contato com os visitantes – não seja medroso.

15. Mantenha sua integridade – “você é o que aparenta ser” .

Fonte:http://gladislsantosbr.wordpress.com/category/blogs/

Também somos capacitadas

Está previsto para os dias 10, 11 2 12 de setembro a parte complemnetar da capacitação Introdução à Educação Digital/ Linux Educacaional.
Teremos formação nestes dias e depois compartilharemos com os cursistas esta nova experiência, a qual será através de um curso de 100h.
O primeiro momemto deste curso ocorreu em Brasília, no mês de junho. Estivemos diante de novos desafios e informações. A partir deste encontro demos o pontapé inicial no Curso Introdução à Educação Digital/ Proinfo - 40h, o qual está em andamento.
Estamos ansiosas para aprender mais e compartilhar com todos.
Enquanto isso, continuamos estudando e trocando com os envolvidos nesta proposta.
Até o próximo encontro!!!

Capacitando professores

Na última semana de julho, nós,multiplicadoras deste NTE, estivemos capacitando professores. O curso de Introdução à Educação Digital tem agitado nossas vidas.
A multiplicadora Anilda esteve reunida com os professores em Capivari do Sul, contemplando todos os professores inscritos que moram nas redondezas daquela localidade.
Já as multiplicadoras Sirlei e Silvana estiveram em Tavares na Escola Edgardo Pereira Velho, onde atenderam os 40 professores que lá estão realizando o curso.
Nosso trabalho vem sendo feito com muita dedicação e planejamento. Vamos até as escolas afim de melhor atendê-las conforme as necessidades.
O curso está sendo interessante e a aprendizagem vem aumentando significativamente.
Esperamos atingir professores e gestores para que ambos façam bom uso das TICs no fazer pedagógico.
Nesta semana a caminhada será aqui no NTE e em Três Cachoeiras, município atendido pela multiplicadora Anilda, a qual só atribui elogios ao desempenho dos cursistas.
O município de Tavares será atendido nos dias 12/08 e 13/08...aguardem nossa visita!!!