PESQUISA NA INTERNET



COMO FAZER UMA BOA BUSCA NA INTERNET Conhecendo o funcionamento e os macetes dos sites de busca, você navega pela rede com mais precisão e pode ensinar aos alunos a peneirar as informações. Quando você vai fazer uma pesquisa na biblioteca, tem na cabeça um tema e muitas perguntas. Para responder a todas elas, começa procurando uma boa bibliografia. Na Internet é mais ou menos a mesma coisa. O que muda é a maneira de encontrar o que você precisa. Se não há livros numerados nas prateleiras, organizados por assunto ou autor, o jeito é saber como chegar às fontes de informação disponíveis na rede mundial de computadores. O canal são os diversos sites de busca grátis. Para usá-los bem, é preciso conhecer alguns recursos. Se você quer encontrar resenhas de grandes romances brasileiros, por exemplo, não adianta pesquisar por romances. Além de o resultado ser amplo demais - retornam mais de 1,5 milhão de páginas -, a maioria dos sites é em inglês e muito deles têm mais relação com amor e sexo do que com Dom Casmurro, de Machado de Assis. É necessário peneirar os resultados. Primeiro pesquisar apenas em páginas do Brasil. Só com esta estratégia, o universo da busca cai para 115 mil. Dá para ir além. Digitando romances Brasil resenhas(não é necessário usar "e"), a seleção fica em 3 mil páginas e já é possível encontrar bons textos. SINAIS QUE INDICAM O CAMINHO: Alguns códigos são essenciais quando o foco da procura é alguém famoso ou algum termo com mais de um significado. Confira abaixo. ASPAS (" ") Ao procurar informações sobre um educador importante, como Paulo Freire, coloque o nome todo entre aspas. Assim, o mecanismo de pesquisa percorre a rede atrás de documentos que apresentem apenas as palavras Paulo Freire juntas. SUBTRAÇÃO (-) Se o objetivo é encontrar dados dobre Fernando Henrique Cardoso (FHC) apenas como sociólogo, utilize o sinal de subtração (-). Entrando no Google (http://www.google.com.br/) com o nome completo entre aspas, o resultado traz 183 mil páginas. Nelas estão incluídas citações sobre o trabalho de FHC também como presidente da República. Escrevendo "Fernando Henrique Cardoso" -presidente, a pesquisa retoma 34 mil textos. ADIÇÃO (+) é POSSÍVEL REFINAR AINDA MAIS A BUSCA USANDO O SINAL DE ADIÇÃO (+). Ao digitar "Fernando Henrique Cardoso"-presidente+sociólogo, somente 534 páginas são encontradas. E a primeira da lista já aborda a atuação de FHC como sociólogo. INTITLE Para buscar apenas sites que contenham a palavra requisitada no título, o código a ser usado é intitle (dar título, em inglês). Para pedir documentos com o termo tsunami, por exemplo, escreva intitle:tsunami. Dessa forma, serão selecionados apenas sites que sejam focados realmente nas ondas gigantes. Cuidado na análise do resultado Ao avaliar o resultado da pesquisa, considere o porquê de site aparecer antes dos demais. "Nem sempre o primeiro endereço indicado é o mais interessante", explica Nelson Pretto, diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Veja o que levar em conta na hora de optar pela páginas que irá utilizar. CRITÉRIO DE EXIBIÇÃO: As ferramentas de busca vasculham a web em segundos e trazem a informação mais relevante segundo normas próprias. "Entre os mais de 100 critérios com pesos e análises diferentes, estão o número de vezes que cada link já foi clicado por outros internautas e a concorrência da palavra no nome da página", explica o especialista Thiago Rodriguez, gerente de marketing do site Busca Pé. Há também fatores comerciais. "A maioria dos buscadores cobra para que um site apareça entre os primeiros dez resultados em casos de pesquisa por determinadas palavras", alerta Thiago. DATA A data de publicação da página é outro dado importante se a procura for por notícias. Há risco de os sites exibirem informações desatualizadas. ASSINATURA: Observando o endereço da página, é possível ter uma idéia da credibilidade do conteúdo. As extensões .gov (governamentais), .org (instituições sem fins lucrativos) e .edu (universidades, fora do Brasil) são mais indicadas. A extensão.com, que é a mais comum, abriga de tudo - muita bobagem, mas também sites de jornais e revistas. "É importante observar ainda quem é o responsável pela página. Para conhecê-lo, procure o link quem somos", afirma o jornalista Marcelo Soares, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Diferentes jeitos de pesquisar: Os consultores recomendam fazer a pesquisa em, no mínimo, três sites. De acordo com Nelson Pretto, a experiência fica ainda mais interessante quando um único tema é pesquisado de diferentes maneiras. É possível encontrar textos de natureza diversa sobre a morte da freira Dorothy stang - ocorrido no Paraná em fevereiro - modificando a forma de pesquisa. Veja exemplos: "Dorothy Stang" +blog+paranaense- um dos primeiros resultados é um texto informal, cheio de adjetivos, de uma jovem moradora da Região Norte. 'Dorothy Stang" +jornal- chega-se a um texto jornalístico e não optativo. "Dorothy Stang" +análise - o mecanismo traz textos de especialistas que analisam o assassinato. "Dorohy Stang" +trabalhadores - a busca leva à página do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que descreve o caso criticando o governo. Os melhores sites de busca: Cada brasileiro tem seu cadastro de páginas, Nos últimos anos, o Google se tornou o mais popular por ter facilidades que tornam a busca muito interessante. Ele permite pesquisar apenas por imagens (www.google.com.br/imghp) e em revistas acadêmicas (http://scholar.google.com).os/ especialistas indicam também www.aonde.com.br, www.gigabusca.com.br, www.achei.com.br , http://www.dogpile.com/ e http://www.altavista.com/ . Há sites que reúnem links para páginas seguras sobre o assunto, como o www.geocities.com/mssilva e o http://www.prossiga.br/ /comoachar .Outra indicação útil é www.yahoo.com.br/manual , que traz guia com orientações práticas para pesquisa.

Direitos autorais na Internet

Importante ler.

Sites para fazer montagens em fotos

Pessoal, deixaremos aqui alguns sites que permitem fazer montagens em fotos. São alguns dos recursos que temos para aprimorar nossos trabalhos e oportunizar, mais uma vez, aos nossos alunos, a criação.
Vamos experimentá-los?
Scrapee.net
Fotomontagens
Fotosmontagens
Bom trabalho!!

Curso Aluno Monitor/EEEF Professor Milton Pacheco

O NTE/RLN Osório está situado na EEEF Professor Milton Pacheco, ocupando 3 salas da escola. Por conviver diariamente dentro dessa escola constatamos a necessidade que a escola tem em ter alunos parceiros nos projetos da escola. Para motivá-los e suprir carência da escola, decidimos contemplar com formação e qualificação alunos com dispostos a "encarar" um curso, Aluno Monitor na plataforma Linux Educacional. Com essa formação os alunos poderão monitorar os ambientes informatizados dessa escola. Auxiliar colegas e professorees no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem, ampliando o uso do Laboratório de Informática.

O NTE está formando duas turmas. Os alunos farão curso em turno inverso ao turno de estudos.





CRONOGRAMA DO CURSO


ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
11ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL/REGIÃO DO LITORAL NORTE - OSÓRIO
Rua Marquês do Herval 333 – Bairro Caravágio – Osório – RS
Fone/fax 513663 3599/51 3663 3598 E-mail: nte-osorio@seduc.rs.gov.br
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
Carga Horária: 22 horas
HORÁRIO: das 9h às 11h das 14h às 16h

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES EM CONSTRUÇÃO
DATA
Turno – manhã/tarde

Apresentação
Discutir texto “Como fazer uma boa busca na Internet”
Leitura do artigo da revista Nova Escola:
http://www.novaescola.com.br/ Como fazer uma boa busca na Internet.
Criar e-mail gratuito:
http://www.hotmail.com/

Primeiros passos para conhecer o Linux Educacional
http://linuxeducacional.com/mod/book/view.php?id=292&chapterid=10

Conhecer os pacotes Educacionais.
Explorar editor de texto: editar, formatar e salvar.

Aprender a utilizar o Tux Paint.

navegação em jogos educacionais.


Socialização.

2 º Encontro Escola Ativa: parceria NTE e 11ª CRE

Lú, Sirlei e Silvana



Dia 05 de maio de 2011 tivemos o segundo encontro, aqui no NTE, com professores das escolas que aderiram ao Programa Escola Ativa.
Este trabalho vem sendo desenvolvido pela professora Luciane Salazar, integrante do setor pedagógico da 11ª Cre, em parceria com a equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional/ RLN.
Neste presencial abordamos e retomamos algumas particularidades do uso das ferramentas do Linux Educacional.
O grupo era bem diversificado, mas comprometido com o programa.
No
blog Escola Ativa NTE/RLN, da professora Sirlei Trespach, tem maiores informações e fotos do encontro, mas deixarei aqui uma foto dos professores formadores do encontro.

Escola Ativa

Vale a pena conferir este blog...clique AQUI.

Curso Introdução à Educação Digital:40h

Estamos iniciando o curso de Introdução a Educação Digital. Esse curso integra um conjunto de políticas públicas voltadas à Inclusão Digital. Fazendo esse curso você estará participando do processo formativo enquanto aprende sobre mídias e tecnologias e maneja algumas ferramentas de produção disponíveis nos computadores.
A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação ( TIC) na escola nos traz desafios e problemas. As soluções vão depender do contexto de cada escola, do trabalho pedagógico que ela se realiza, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa, dos propósitos educacionais e das estratégias que propiciam aprendizagens.
Precisamos compreender a realidade que atuamos e planejar a construção dos novos cenários pelos quais aprendemos, ensinamos, consumimos, enfim, onde vivemos e nos realacionamos. Não há só um caminho, nem uma só solução - ao contrário, há uma gama de possibilidades e poderemos até encontrar novas respostas para velhas perguntas.
O curso prevê atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e práticas. O módulo tem carga horária de 24 horas presenciais para o desenvolvimento das atividades de exploração da Internet, aprofundamento teórico e construção de Blog, trocas e interação nos Blogs construídos. Estudo à distância, guiado pelas leituras, prática em sala de aula de 16 horas.
Teremos duas turmas e ambas terão atividade complementar no ambiente
TELEDUC, a distância.
Esperamos que este seja mais um curso proveitoso e que transformações aconteçam.