ATIVIDADES EIXO 1

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
EIXO 1
ATIVIDADES

Atividade-1.1 – Meu projeto pessoal/profissional
É comum que as pessoas ao longo da vida tenham sonhos e ideais. São eles que nos mobilizam a superar dificuldades, a estabelecer metas, a construir um projeto visando a concretização de um ideal. Nesta atividade, você é convidado para fazer uma introspecção identificando algum aspecto do seu projeto pessoal/profissional que gostaria de relatar e compartilhar com os colegas da turma. Para realizá-la, siga as orientações.
Orientações:
1.Escrever o relato no Editor de textos do BrOffice, com cerca de 250 a 300 palavras.
2.Salvar o documento na pasta “Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-1_1seunome. Por exemplo: para esta atividade realizada pela Ana Lúcia Pereira, o nome do arquivo será: ativ-1_1Aluciap
3.Postar o arquivo desta atividade no Portfólio, tema “Projeto pessoal/profissional”.
4.Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo do Portfólio para conhecer seus projetos.
5.Entrar no Fórum “Meu projeto pessoal/profissional” para deixar um comentário sobre os relatos dos colegas.

Um pouco da história
Fazendo um resgate histórico vamos conhecer as ideias de alguns educadores que influenciaram a educação. Nesse percurso, ficam evidenciados os princípios que surgiram como ideário de educação e, muitos deles continuam presentes e ressignificados nas propostas atuais do trabalho com projetos em sala de aula. Veja a linha do tempo!

Método de Projetos
Um projeto didático, segundo Kilpatrick deve apresentar as seguintes características: (1) uma atividade motivada por uma intenção; (2) um plano de trabalho, de preferência manual; (3) uma diversidade globalizada de ensino; (4) um ambiente natural.

Atividade-1.2 – Diálogo teórico
Após essa viagem no tempo conhecendo alguns dos teóricos que marcaram uma trajetória de ideais educacionais vamos compartilhar as reflexões sobre tais pressupostos com os colegas da turma. Siga as orientações.
Orientação didática:
1.Escolher um dos teóricos apresentados na tela da linha do tempo e faça uma leitura mais detalhada do texto indicado ou em outro que tenha acesso e seja de sua preferência;
2.Destacar um aspecto que considera importante para o trabalho por projeto;
3.Compartilhar com os colegas no Fórum “Diálogo teórico”;
4.Ler as contribuições dos colegas, observando e analisando dentre os aspectos destacados, as ideias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto.

Atividade-1.3 – Projeto e suas características
Reflita sobre as questões abaixo e debata com os colegas argumentando suas ideias considerando as leituras feitas e suas experiências;Todo projeto é interdisciplinar?É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Orientações:
1.Ler a entrevista intitulada Como se trabalha com Projeto feita com a Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida disponível na Revista TVEscola.
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Projeto e suas características”
3.Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.

Para saber mais, leia o texto: Ensinar e aprender com o computador: a articulação inter-trans-disciplinar da Professora Maria Elizabeth B de Almeida.

Atividade- 1.4 – Banco de Projetos
Vamos trabalhar com as boas práticas com projetos usando as tecnologias?A ideia nessa atividade é a de construir coletivamente um banco de projetos, por meio de relato de experiências sobre o desenvolvimento de projetos nas quais vocês tenham participado ou sabem que foram realizadas no contexto da escola ou mais especificamente no trabalho de sala de aula. Para identificar as boas práticas com projetos, perguntem aos seus colegas, aos alunos e funcionários da escola quais eles indicam como boas práticas. Se for possível, envolvam a comunidade para que seus membros ajudem a reconhecê-las. Afinal, esse levantamento poderá ajudá-los a propor novos projetos que sejam motivadores para a comunidade escolar.
Orientações:
1.Elaborar um documento no editor de texto, conforme roteiro, com o relato de uma experiência desenvolvida ou conhecida.
2.Salvar o documento na pasta “Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-1_4seu nome. Por exemplo: para esta atividade realizada pela Rose Helena Siqueira, o nome do arquivo será: ativ-1_4RoseHS
3.Postar o arquivo desta atividade no Portfólio.
4. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo do Portfólio, para conhecer seus projetos.

Atividade- 1.5 – Proposta de Projetos
A partir do diagnóstico sobre as boas práticas com projetos usando as tecnologias no contexto da escola e no trabalho de sala de aula, o próximo passo é que cada cursista pense, dialogue com seus pares (professores e gestores) da escola, para que possa elaborar uma proposta de Projeto a realizar com alunos de modo que estes sejam protagonistas de suas produções. O projeto elaborado nesta atividade será implementado durante o desenvolvimento do Eixo-2 do curso.
Orientações:
1. Anotar os aspectos relevantes que foram observados nos Projetos no Portfólio para apresentar junto à equipe de professores e gestores de sua escola, uma vez que enquanto cursista deverá elaborar e implementar um projeto na sala de aula;
2. Levantar as tecnologias existentes na escola e outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto;
3. Compartilhar com os colegas da turma no Fórum “Esboçando o Projeto” algumas estratégias: como levantar o tema, como negociar a organização da sala de aula/laboratório e outras atividades do dia-a-dia da escola, como registrar e publicar o processo e o resultado do projeto (uso de blog, portfolio, vídeos, etc);
4. Elaborar a Proposta do Projeto de como será feito o trabalho com projeto usando as tecnologias com os alunos, na abordagem estudada no curso que enfatiza a importância do aluno ser protagonista de suas produções. Usar o roteiro_Projeto como referencia para elaborar a proposta;
5.Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-1_2Projeto_seunome;6.Postar o arquivo desta atividade no Portfólio, tema “Proposta do Projeto”.

Atividade 1.6 - Reflexão sobre a aprendizagem
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Esse é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção. Siga as orientações.
Orientações:
1.Acessar o item Diário de Bordo.
2.Selecionar seu nome na listagem.
3.Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.


30/08/2011
ABERTURA DO CURSO/ 1º ENCONTRO PRESENCIAL

· Apresentação dos formadores
· Apresentação dos cursistas
· Apresentação do material: livro e CD
· Dinâmica para ter idéia das expectativas deles em relação ao curso, (antes de apresentar o curso). Dinâmica para levantar conhecimentos prévios dos professores cursistas, informações sobre o que entendem por projeto. Por exemplo, solicitar a um participante voluntário o que entende por projeto, registrar essa definição no telão e, após isso, solicitar aos demais complementarem a definição.
· Apresentação da proposta do curso:
· O curso ELABORAÇÃO DE PROJETOS tem como foco desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que professores e gestores escolares possam:
1. Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula;
2. Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);
3. Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com s TIC;
4. Planejar e desenvolver o PROJETO Integrado de Tecnologias no Currículo (PITEC)
· Divisão do curso:
· Eixo 1 Tema Projeto:
· O professor fará a Integração com o Trabalho Pedagógico elaborando um projeto e fazendo registros e reflexões em fórum, editor de textos e Blog
· Eixo 2: Tema Currículo
· O professor fará a Integração com o Trabalho Pedagógico desenvolvendo um projeto e fazendo registros e reflexões em fórum, editor de textos, apresentação, Blog;

· Eixo 3: Tema Tecnologia
· O professor fará a Integração com o Trabalho Pedagógico fazendo a avaliação do projeto e registros e reflexões em Diário de bordo, mapa conceitual e Blog.

OBJETIVOS DOS EIXOS
OBJETIVO EIXO 1:

Conceituar projeto e suas características numa visão histórica e metodológica relacionada com o contexto educacional e tecnológico;
Proporcionar a identificação das contribuições das TIC para o desenvolvimento de projetos envolvendo suas distintas instâncias na educação e respectivas interações;
Planejar e elaborar o Projeto de sala de aula integrado com o uso das tecnologias e mídias;

OBJETIVO EIXO 2:

1. Conceituar currículo, sua organização, características e desenvolvimento por meio de projetos que integram tecnologias;
2. Propiciar a identificação de conteúdos de áreas de conhecimento, estratégias e tecnologias utilizados no desenvolvimento de Projetos desenvolvidos em outros contextos educacionais;
3. Propor atividades que levem ao desenvolvimento de um Projeto Integrado de Tecnologias no Currículo – PITEC.

OBJETIVOS DO EIXO 3:

Desenvolver atividades que propiciem aos alunos a análise do currículo construído no desenvolvimento do Projeto Integrado de Tecnologias no Currículo – PITEC e o papel das tecnologias utilizadas;
Propiciar a identificação de conceitos de áreas de conhecimento, procedimentos e atitudes mobilizados no desenvolvimento do PITEC.

Os critérios para obtenção de certificação são: a nota final de 7,0 e 75% de participação nas atividades propostas nos encontros presenciais e a realização dos trabalhos a distância.

Total: 40 horas
Presencial: 12 horas

A distância: 28 horas
Período: 30 de agosto a 08 de novembro de 2011
Encontros presenciais:
Agosto: 30
Setembro: 27
Outubro: 18
Novembro: 08
(É muito importante ficar bem claro para os cursistas como o curso se desenvolverá na prática, como deverá ser a participação deles, principalmente, de que forma eles serão avaliados)

http://www.youtube.com/watch?v=s_ffxPY3rP8

http://www.youtube.com/watch?v=BcN_82qOlNk

Educar é construir pontes
http://www.youtube.com/watch?v=O88w0akLALQ&feature=related

Educar é tudo
http://www.youtube.com/watch?v=Ta58k4Ivw_M&feature=related


CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS – 40 HORAS
Período 30/08/2011 a 08/11/2011
Encontros presenciais: terças-feiras pela Manhã
Horário: 8h 30 min. Às 11h30 min.

O Curso Elaboração de Projetos tem a duração de 10 semanas, inicia no dia 30 de agosto de 2011 e encerra no dia 08 de novembro de 2011, somando 12 horas presenciais e 28 horas a distância pelo ambiente TELEDUC.
Eixo 1 – Projetos: Primeira semana (3h) 30 de agosto encontro presencial;
Segunda semana 30/08 a 06/09 (4h) atividade a distância;
Terceira semana 06/9 a 13/09 (4h) atividade a distancia;
Quarta semana 13/09 a 20/09 (3h) atividade a distância

Eixo 2 – Currículo: Primeira semana (3h) 27 de setembro encontro presencial;
Segunda semana 27/09 a 04/10 (4h) atividade a distância
Terceira semana 04/10 a 11/10 (3h) atividade a distância

Eixo 3 – Tecnologia: Primeira semana (3h) 18 de outubro encontro presencial;
Segunda semana 18/10 a 25/10 (3h)
Segunda Semana 08/11 (3h) Encerramento presencial com avaliação e socialização das atividades do curso.

Os critérios para obtenção de certificados são: a nota mínima final de 7,0 e 75% de participação nas atividades propostas nos encontros presenciais e a realização dos trabalhos a distância.

Sirlei Trespach de Souza
Coordenadora NTE-RLN
Silvana Pires Silveira
Multiplicadora
http://neteosorio.blogspot.com/
http://www.nteosorio.relrs.g12.br/
http://direto.seduc.rs.gov.br/direto/
http://www.outlook.com
nte-osorio@seduc.rs.gov.br
Telefone: 51 3663 35 98 ou 3663 35 99

Educação na era digital - XV Fórum Internacional de Educação

As Oficinas: Educação na Era Digital e Alfabetização Digital, ministradas pela mestre Elisângela Ribas, só veio a reforçar nossa proposta de trabalho, aqui no NTE.
Nossa preocupação, o contexto,as dificuldades e a nossa proposta, fazem parte de um novo cenário: desacomodar a escola analógica e aliar-se ao aluno digital. Conforme Jonassem (1996) é preciso aprender a partir da tecnologia; acerca da tecnologia; através da tecnologia e com a tecnologia.
Nós,professores precisamos incorporar as oportunidades de aprendendizado com nossos alunos e avançar como eles.
Que bom que encontramos colegas engajados na mesma proposta e que também acreditam que inserir as tecnologias na escola é possível e indispensável.
Esta postagem fiz no meu blog, Silvana Silveira,e compartilho aqui, pois este espaço também é meu ambiente de trabalho.
Boa leitura!!!

E.E.E.F.Professor Milton Pacheco

O laboratório da escola Milton Pacheco estava precisando de um "remanejo", então a formadora Sirlei Trespach, juntamente com um aluno voluntário/técnico e a diretora da escola passaram alguns dias fazendo melhorias no ambiente.
O laboratório é bem equiado, pois conta com 36 máquinas Linux Educacional e é utilizado por alunos, no curso Aluno Monitor - ofertado pelo NTE, e por alguns professores.
A professora Delci Parnoff é incentivadora e atuante do espaço. Acessem o link e confiram seu blog.

Monitoramento Sala de Aula Digital

No dia 04/07 nossa equipe esteve na E.E.E.B Prudente de Morais dando acessoria aos líderes de turam sobre o Linux Educacional.
O Programa Sala de Aula Digital é uma forma de aprendizagem onde o professor dá a aula e cada aluno utiliza seu computador como suporte para o conteúdo ensinado.
O mesmo visa à implantação de um sistema de monitoramento e controle de banda larga em 1.000 escolas públicas estaduais participantes do Programa Sala de Aula Digital. A medida possibilitará ao Estado, através da Secretaria de Educação, o controle dos acessos por parte de alunos e professores aos dados on line da à internet, de forma a garantir a restrição de sua utilização apenas aos sites educativos.
Cabe lembrar que este próposito foi implantado no governo anterior e a 11ª CRE tem apenas uma escola com programa,a qual damos acessoramento frequentemente..