Importância da Inovação é destacada em formação para NTEs

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início nesta quinta-feira (13) a formação para os núcleos de tecnologias educacionais (NTEs) e coordenações pedagógicas das regionais. A atividade ocorre no Centro de formação da Procergs, no bairro Tristeza em Porto Alegre e tem como pauta a articulação política entre os núcleos e o pedagógico das CREs, além da avaliação do ano e planejamento de 2013.
É preciso que a escola transforme seu espaço num ambiente lúdico, criativo e colaborativo e que alunos e professores sejam parceiros/amigos na construção do processo.
Vamos repensar essas práticas, colegas?
A formação segue com oficinas sobre portais de escolas e tablet, palestras sobre democratização do conhecimento tecnológico no Ensino Médio, com os assessores Jonas Tarcísio Reis e Vera Ferreira e sobre o Projeto Província de São Pedro, com a coordenadora do projeto, Maria Lucia Pinto. Na sexta-feira (14), ocorre uma mesa redonda com a diretora do Departamento de Logística e Suprimentos, Ana Figueiroa e com a diretora-adjunta do Departamento Pedagógico, Vera Amaro.

E- Proinfo

No dia 12/12 os NTEs estiveram reunidos na SEDUC para explorarem o novo ambiente do E-Proinfo.
O curso para tutores no E-Proinfo teve a Coordenação da colega Maristela Brizzi, de Ijuí. A colega teve a formação em Brasília e deu a formação para os NTEs.
Para o ano de 2013 os NTEs ofertarão cursos em EAD utilizando o Ambiente Colaborativo E-Proinfo.
Sua nova versão, unifica os ambientes administrativo e de aprendizagem, e traz novas ferramentas que oferecem diversas facilidades para o usuário.
Vale a pena nos aventurarmos com nossos professores!!



Informatização da FICAI: mais um passo pela permanência do aluno na Escola

A FICAI é um instrumento que visa à adoção de um procedimento uniforme de controle da evasão escolar em todo o Estado do Rio Grande do Sul, que se materializou, inicialmente, em Porto Alegre, através de termo de compromisso, firmado em 1997 pela Coordenadoria das Promotorias da Infância e da Juventude, Conselhos Tutelares, Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Educação. No primeiro semestre de 1999, já contabilizava o Ministério Público idêntico compromisso firmado por 409 dos 467 Municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

No sistema de operacionalização da FICAI, a atuação da Escola é primordial, pois, além da família, as instituições educativas são fundamentais na complementação do desenvolvimento pessoal e social das crianças e adolescentes, representando não apenas um espaço físico, mas também uma extensão do corpo social que convive com os desafios trazidos para seu interior. Ressalta-se como fundamental seu papel inovador à medida que age ativamente, de forma flexível, permitindo e possibilitando espaço de ousadia em sua política pedagógica, quando as circunstâncias sócio-educacionais o indicarem. Tal concepção rompe com a dimensão meramente organizativa e funcionalista da Escola.

Nessa senda, o agente principal do processo é o professor. Cabe a ele diagnosticar quando o aluno não está indo à Escola e desencadear o movimento, por meio do preenchimento do documento denominado Ficha de Comunicação do Aluno Infreqüente - FICAI, acionando a Equipe Diretiva que, juntamente com o Conselho Escolar e em parceria com as entidades organizadas da comunidade escolar, deverá realizar contato com a família e todos os movimentos necessários para possibilitar o retorno do aluno. Por certo, a Escola poderá criar suas próprias alternativas no sentido de resgatar seu aluno de um processo de exclusão social.
 
Para que a FICAI seja mais efetiva, os NTEs serão parceiros das CREs na informatização das FICAIs, uma vez que estes formarão gestores para auxiliarem e efetivarem a realização da mesma.
Neste encontro os Coordenadores de NTEs, juntamente com dois representantes das CREs, Coordenador Pedagógico e outro setor, estiveram reunidos afim de afinarem os passos para em 2013 iniciar novas formações e começar o trabalho com as FICAIs nas escolas.
O NTE de Osório sentiu-se imensamente honrado por ter a companhia e parceria da Coordenadora Pedagógica da 11ª CRE, Goretti Paz, bem como de um colega da casa, parceiro também, Jeferson Silveira. O foco da educação deve ser a parceria e vejo nessa equipe tal possibilidade.
O evento contou com a colaboradora da FICAI, Marsia Maria Sulzbacher, da Divisão de Demanda Escolar/SEDUC.