Aplicativos para Android

Vamos explorar as possibilidades de aplicativos para nosso Tablet? Acesse o link e compartilhe das possibilidades disponíveis para Tables.

Um editor de documentos do Office para Android, completo e gratuito!


Existem várias opções de aplicativos para visualizar e editar documentos do Office em aparelhos com sistema operacional Android. Algumas são pagas, outras não tem tanta qualidade. Já Kingsoft Office é uma excelente pedida.
O aplicativo é totalmente gratuito e muito completo, em um visual simples e intuitivo. Através dele é possível abrir documentos do Word, Excel e PowerPoint. Além disso, você pode criar e editar nas extensões DOC, DOCX, TXT, PPT, PPTX, XLS e XLSX.


Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/android/download/kingsoft-office.htm#ixzz2RcJQsZYx



Todas as opções de configuração que você precisa para criar textos completos e bonitos estão disponíveis na barra superior da tela. É possível criar tabelas, utilizar várias possibilidades de formatação do texto, e compartilhar documentos supercompletos. Kingsoft Office é uma excelente alternativa para os usuários do Android.

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Para encerrar a semana: formação da escola Rural e Prudente de Morais

O dia começou com total energia, mas a internet não colaborou...estamos sendo desafiados diariamente quando se trata do trabalho com tecnologia...se dependemos da internet então...mas é preciso ter paciência e persistência. Tudo acaba dando certo!!!




Bem....vamos aproveitar o final de semana e descansar...semana que vem tem mais!!!

25/04: Formaçao da escola Rural

Essa turma curtiu e aproveitou o que deu da formação! Estamos ansiosas pelo resultado!!!




Para servir de inspiração

Tecnologia? Várias!!!!

Início das formações de Tablet: escola Albatroz, Prudente de Morais e Polivalente

No dia 22/04 o NTE de Osório deu início às Formações de Tablets. Nosso núcleo contou com a participação da colega da MSTECH, Fernanda Canabarro, a qual com maestria gerenciou o evento, juntamente com nossa equipe.
Atualmente o NTE está composto por uma Coordenadora, Silvana Silveira, e por uma professora multiplicadora, Neuza Ramos Wagner, as quais tem dedicado todo o seu tempo de trabalho para a Formação dos Tablets.
A partir deste dia teremos formações todas as segundas, quintas e sextas-feiras afim de capacitar 360 professores nomeados e de Ensino Médio da 11ª CRE, abrangendo os municípios de Torres a Tavares.
Vamos compartilhar um pouco da nossa primeira formação?



Enfim, o badalado tablet chega à sala de aula

Escolas brasileiras de ponta começam a testar o dispositivo, obedecendo a duas pregações de especialistas: preparar professores para o uso da tecnologia e transformar a máquina em ferramenta pedagógica.

Leia a matéria na íntegra.
Revista Veja

Aliviando o peso da mochila com tecnologia


Enquanto alguns professores ainda gritam desesperados para seus alunos desligarem seus smartphones e tablets e pegarem seus livros e cadernos, porque simplesmente não pedem que os alunos abram seus livros e cadernos no smartphone ou no tablet?
 
  • Em um único tablet, com pouco mais de meio quilograma, é possível armazenar todos os livros didáticos que o aluno utilizará, todos os dicionários que precisar, todas as enciclopédias sugeridas para consulta, tradutores, agendas, e milhares de outros materiais “escritos” para consulta.
  • Os tablets possuem aplicativos para produção de texto formatado, planilhas, gráficos, figuras, apresentações, ferramentas de desenho, ferramentas de escrita caligráfica, corretores ortográficos, etc. etc.
  • Com um tablet não há necessidade de dezenas de lápis coloridos, borrachas, tesouras, canetas, calculadoras, relógios, corretivos líquidos, réguas, compassos, etc. etc.
  • De brinde os tablets ainda levam em si máquinas fotográficas, filmadoras, aparelhos de som, televisores, calculadoras, cronômetros, jogos e aplicativos para todo tipo de coisa que se queira.
  • Com os tablets é possível fazer experiências sem ter laboratório na escola, simular situações que seriam impossíveis ou extremamente difíceis no mundo real, consultar professores virtuais, interagir com alunos de outras classes e escolas, etc. etc. É uma lista interminável!
Não é preciso ser um gênio da matemática para perceber que quase tudo que um aluno carrega em sua mochila pode ser colocado em um tablet ou mesmo em um smartphone (com algumas restrições devido ao tamanho da tela) com uma redução de peso e de volume absurdamente grande.
E o mais impressionante nisso tudo, e razão pela qual eu afirmo que os falsos paradigmas ainda sobrevivem na escola e nos atrasam cada vez mais, é que em muitas mochilas já encontramos um item muito bem escondidinho, porque é odiado por professores e gestores, mas muito importante: o tablet ou o smartphone!
 
vamos continuar a leitura no Blog Professor Digital? Vamos lá!!

NTEs: juntos fazemos muito!!!







Seduc realiza formação para uso de tablets educacionais

 

Começou nesta terça-feira (12) a formação para o uso de tablets educacionais destinada aos integrantes dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) e às coordenações pedagógicas nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A atividade ocorre ao longo do dia desta terça e quarta-feira, no Centro de Treinamentos da Procergs, com a participação de aproximadamente 130 educadores. O objetivo é formar multiplicadores para o uso adequado do equipamento que está sendo entregue a 22 mil professores efetivos do Ensino Médio.

A abertura do encontro foi realizada pelo secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, que ressaltou a importância do equipamento como um instrumento de aprendizagem. “A tecnologia não substitui a capacidade pedagógica, mas é um instrumento poderoso para agregar a produção do conhecimento”, disse.

O aparelho
Os 22 mil tablets, de dez polegadas, foram adquiridos com recursos do MEC/FNDE e do Salário Educação. O equipamento é destinado a qualificar a formação do professor e fortalecer a reestruturação curricular em curso na rede estadual. A definição do uso do equipamento para professores do Ensino Médio é do programa do MEC.

Compartilhando a leitura do site Educar para Crescer - Editorta Abril

Tablets e a lição das crianças da Etiópia

Vamos mergulhar nesta leitura e repensar a prática pedagógica com o auxílio deste novo recurso tecnológico - o Tablet? Mãos à obra, professor!!!

Governo do Estado entrega tablets a professores e tratores a escolas agrícolas

Com o Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini lotado, foi realizada nesta terça-feira (05), a solenidade que marca o início do ano letivo na rede estadual, com a entrega simbólica de tablets a professores e de tratores para escola técnica agrícola de Viamão. Também na cerimônia, com a presença do governador Tarso Genro e dos secretários estaduais da Educação, Jose Clovis de Azevedo, da Cultura, Luiz Antonio Assis Brasil, a secretária adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento, os alunos da rede estadual que se destacaram nas olimpíadas nacionais de Português e de Matemática em 2012 foram homenageados e receberam diplomas de reconhecimento do Governo do Estado.

Os tablets que começam a ser entregues vão qualificar tecnologicamente o trabalho de 22 mil professores efetivos que atuam em escolas de Ensino Médio da rede. O investimento, em parceria com o Governo Federal, chega a R$ 15 milhões, entre equipamentos, infraestrutura e formação. O professor José Diedrich da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, representou os professores na solenidade. "Esta é mais uma ação de qualificação da educação gaúcha", resumiu.

Os tratores, dois para cada uma das 27 escolas técnicas agrícolas estaduais, vão qualificar o trabalho e a aprendizagem dos alunos, depois de duas décadas de ausência de investimento neste tipo de equipamentos. Para o diretor da ETA de Viamão, professor Evandro Cardoso Minho, os novos tratores vão oportunizar aos alunos a tecnologia de ponta. "Trata-se de um investimento para que as escolas possam oferecer aos estudantes o conhecimento e o domínio da nova tecnologia, e investir em educação e agricultura significa alimentar nossa população no futuro".

Dois alunos, representando os vencedores - de medalhas de ouro, prata e bronze das olimpíadas de matemática e os finalistas da olimpíada de português - enfatizaram a qualidade que existe nas salas de aula das escolas públicas. "Aqui temos um exemplo de que a educação está sendo valorizada; esse é um incentivo e um estímulo para nos esforçarmos mais", enfatizou Gabriela Dalbosco, finalista em língua portuguesa. "Mais do que ser um vencedor e obter reconhecimento, conhecer pessoas, novos lugares do país, é gratificante saber que a gente obteve isso não comprando um pacote de viagem, e sim com o esforço de nossos professores e nossa inteligência. Nós somos um exemplo de que vale a pena investir em educação", disse a aluna da Escola Estadual de Educação Básica Aratiba, na região de Erechim.

Josué Knorst, medalha de ouro em matemática, também destacou o aumento dos investimentos na educação. "Não estou sozinho, somos cem alunos medalhistas de ouro no país", disse. Josué lembrou que na primeira vez em que participou da olimpíada de matemática, a delegação vencedora do Rio Grande do Sul tinha oito pessoas. "Hoje, somos 42, e isso expressa a diferença e a prioridade que a educação está recebendo do Governo do Estado", falou o aluno, agradecendo e dividindo o mérito da conquista com os professores.

"Este momento expressa concretamente um passo importante na recuperação física, pedagógica e técnica nas escolas da rede", destacou o secretário da Educação, José Cóvis Azevedo. No início do ano letivo, o titular da Seduc lembrou os aspectos da retomada da qualidade na educação estadual, como a conclusão de 933 obras emergenciais, dos 1.050 processos encontrados parados em 2011, que receberam mais de R$ 142 milhões, o início da licitação, em abril, dos projetos das 524 escolas que integram a primeira etapa do Plano de Necessidades de Obras (PNO), a política salarial que possibilita um aumento real de mais de 50% aos professores gaúchos. "Esses são exemplos da política de recuperação que é de longo prazo", afirmou.

Tarso Genro destacou a fala dos estudantes e fez uma breve retrospectiva do trabalho de governo nos dois primeiros anos. Para o governador, o ato é mais um exemplo que demarca a diferença dos projetos e governos. Retomar a educação de qualidade, recuperar as escolas, prosseguir na política de recuperação salarial do magistério são prioridades do governo, enfatizou.

Professores começam formação para uso de tablet

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou nesta semana o processo de formação docente para os 22 mil professores de Ensino Médio efetivos da rede que receberão tablets para uso pedagógico em sala de aula e planejamento. A expectativa da coordenadora pedagógica do Projeto Província de São Pedro (que abarca as ações de modernização tecnológica da rede estadual, como a distribuição dos tablets e de laptops para alunos e professores), Maria Lúcia Pinto, é de que todos os professores passem pela formação em até três meses. O cronograma de entrega prevê prazo máximo de seis meses para que todos os professores efetivos que atuam em sala de aula do Ensino Médio estejam operando os equipamentos.

O primeiro encontro para orientação a 30 professores foi realizado na última terça-feira (5). O próximo será na segunda quinzena de março. De acordo com orientação do Departamento Pedagógico da Seduc, a formação é condição para que o professor receba o equipamento. Os encontros serão realizados de forma descentralizada, no âmbito das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), com acompanhamento da Seduc. No momento da formação, o professor recebe o tablet, que fica em seu poder por meio de permissão de uso.

Nos dias 12 e 13 de março, ocorre a formação destinada a integrantes dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) e de coordenações pedagógicas das CREs, que serão os multiplicadores das formações de docentes. A expectativa, de acordo com Maria Lúcia Pinto, é de que até o dia 20 o cronograma dos encontros descentralizados esteja concluído.

O aparelho
Os 22 mil tablets, de dez polegadas, foram adquiridos com recursos do MEC/FNDE e do Salário Educação. O equipamento é destinado a qualificar a formação do professor e fortalecer a reestruturação curricular em curso na rede estadual. A definição do uso do equipamento para professores do Ensino Médio é do programa do MEC.