Formação de Tablet

No  dia 22/05/2014 mais um grupo de professores teve formação de tablet. As escolas envolvidas foram Arthur da Costa e Silva, Albano Alves Pereira e Marechal Deodoro.







 
 

 
 
Com a maravilhosa história das “Lavadeiras do Arroio do Sal”, a professora da EEEF Professor Dietschi, Ana Ferreira é a única representante gaúcha classificada no V Revelando os Brasis.
 
Levando toda a diversidade e a riqueza da cultura praieira Ana Ferreira esteve no Rio de Janeiro de 09 a 23de fevereiro participando de oficinas as quais lhe ajudarão a dirigir o curta metragem de sua história.

 O Revelando os Brasis é uma iniciativa do Instituto Marlin Azul do Espírito Santo que sob a coordenação de Beatriz Lindenberg vem ao longo desta 5ª edição revelando as maravilhas da diversidade das culturas do nosso país, proporcionando aos criadores das cidades brasileiras com até 20 mil habitantes o acesso a produção do cinema brasileiro.

 A Casa da Cultura do Litoral esteve representando o RS em duas edições com Ivan Therra com o “Maestro da Areia” e Lizzi Barbosa Marisqueira com “Duas Cruzes”, agora Ana Ferreira leva, mais uma vez a cultura praieira gaúcha ao reconhecimento nacional através da produção de seu filme “As Lavadeiras do Arroio do Sal” no V Revelando os Brasis!
 
Em entrevista dada ao Instituto Marlin Azul, a professora Ana Beatriz disse que vai transformar em documentário a história "As Lavadeiras do Arroio do Sal", e isso vai ajudar a valorizar a cidade e revitalizar o arroio: "Espero que o filme seja um resgate da cultura das lavadeiras para que as próximas gerações possam conhecer e ter orgulho desse patrimônio". disse.
 
  No blog  Pontão Animazul é possível assistir muita coisa bacana desenvolvida por professores desses projetos.
 
É com muita alegria que o NTE/Osório divulga o trabalho desta professora e colega tão dedicada. Sempre que havia formação no Núcleo a Ana era uma das primeiras a se inscrever e realizar o curso com muita determinação. Precisamos de mais professores como este para que a educação de fato mude e aconteça.
 
Vamos divulgar e valorizar o trabalho dela.
 
Facebook Marlin Azul
Facebook Professora  Ana Beatriz
 

Formação de tablet escola Patrulhense e Arthur da Costa e Silva

Na tarde do dia 15/05, após passar a manhã no Curso de Redes em Canoas, o NTE de Osório realizou mais uma formação de tablet.
Os professores desta turma eram das escolas Patrulhense, seu orientador do Pacto, Santo Antônio da Patrulha, e Arthur da Costa e Silva de Capivari do Sul.










Formação de Tablet Escola Erica Marques

Em tempo...no dia 13/05 o NTE realizou mais uma formação de tablet educacional com os professores da escola Erica Marques de Terra de Areia.
Foi uma tarde de bastante descobertas onde a maioria dos professores estavam interessados em trabalhar com o tablet com seus alunos.
É sempre muito gratificante receber professores comprometidos com a educação.





Curso de Redes no NTE de Canoas

Na manhã do dia 15/05 a equipe do NTE/Osório esteve em Canoas para participar do Curso de Redes ofertado pelo NTE/Canoas - 40 horas - Proinfo.
Uma pareceria que coleguismo que sempre deu certo, pois a coordenadora Eliane Soares, nossa colega, sempre foi parceira do nosso núcleo.
O curso é para professores da rede pública e nós do NTE nos interessamos em aprender para depois realizar a formação aqui em Osório.
A modalidade do curso é semi-presencial e tem o objetivo de:


  • *Promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultura digital nesta sociedade altamente tecnificada.
  • *Compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e em especial, como estas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram na sua relação com a aprendizagem e com a escola.
  • *Compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais.
  • Foi uma manhã muito proveitosa e cheias de descobertas. Agora teremos mais este desafio e ainda teremos que voltar para Osório, pois à tarde teremos formação de tablet. Muito bom aprender!!!!








Colaboração das colegas dos NTEs em oficina do FISL 15°





 
Socialização de trabalhos dos colegas do NTE de Santo Ângelo,Ijuí, Porto Alegre e Canoas.

Blog NTE Canoas  http://ntecanoas.blogspot.com.br/
Blog NTE Santo Ângelo http://ntemissoes.blogspot.com.br/
Blog NTE Porto Alegre http://nte-poa.blogspot.com.br/
Blog NTE Ijuí http://nteijui.blogspot.com.br/

Software Livre na Educação do RS

Foi um enorme prazer assistir a oficina do ex colega da SEDUC, José Francisco Fernandez sobre as questões de gestão e orientações no que diz respeito aos equipamentos sucateados que continuam fazendo parte dos patrimônios das escolas, inviabilizando assim a aquisição de novos equipamentos.
Estar por dentro da gestão e poder orientar os diretores de escola em relação as informações dispensadas às coordenadorias, bem como o levantamento do SENSO é tarefa também dos NTEs, uma vez que a maioria das escolas contabilizam seus labins como se estivesse emn perfeitas condições de uso sem ao menos conferir suas máquinas e demais equipamentos.
Saber de dados e tentar entender o processo era o que faltava para muitos de nós.
Excelente apresentação!!!

José Francisco Nunes Fernandez/Porto Alegre-RS


"Colaborador da Associação Software Livre.Org desde 2006, participei do conselho por duas gestões consecutivas, sou formado em Fisica com Mestrado em Engenharia, com ênfase em Engenharia Nuclear e Simulação Numérica pela UFRGS, trabalhei muitos anos com Informática na Educação."
 
Distribuição GNU/Linux que usa atualmente: OpenSuse
Primeira edição do FISL que participou: fisl2.0
Por que vale a pena conhecer o FISL?

"O FISL vem se tornando um local privilegiado para empresas publicas ou
privadas seja para realizar negócios ou parcerias, além, é claro, da extensa e bem construída programação de palestras e oficinas."

Aprendizagem Móvel com tecnologias Livres





No dia 08/05 tivemos a oportunidade de assistir a palestra de Rafaela Melo e Breno Neves no espaço Paulo Freire.

A apresentação acima traz muitas informações a respeito da utilização de Recursos Móveis e da Geração Móbile. E diante deste contexto temos muitos desafios para a educação na era da mobilidade e da ubiquidade.
A ubiquidade é a possibilidade que temos de estarmos conectados em qualquer lugar, ou seja, a presença á distância também pode se dar neste processo onde os sujeitos estão em vários lugares fazendo várias coisas.
Vamos pensar quais serão os nossos desafios enquanto educadores diante deste contexto?



FISL 15

Dentre tantas oficinas e diante de tantos palestrantes encantadores, nossa primeira participação foi na oficina de Robótica apresentada por Diego Bouvier (Uruguai) o qual mostrou a programação e montagem de um robô.
Todos os NTEs, juntamente, com a nossa chefe pedagógica da SEDUC Malú Pinto, estiveram presentes nesta oficina.








 
 
 
 

15º Fórum Internacional Software Livre: A tecnologia que liberta

De 07/05 a 10/05 os NTEs, juntamente com 300 professores da rede pública estadual e da SEDUC, participaram deste grande evento na PUC/RS.
São 15 anos de história, e ao longo dessa trajetória de crescimento e aprendizado, o Fórum Internacional de Software Livre sempre propôs os debates mais prementes sobre tecnologia.
Este sucesso é o resultado do trabalho, da colaboração e do envolvimento de milhares de pessoas que acreditam nas soluções tecnológicas e educacionais livres, no conhecimento como bem público e na força de tecnologias de informação livres como ferramentas de empoderamento para a democracia.
Porto Alegre é sempre o palco do maior encontro de comunidades de Software Livre no mundo, que são não apenas o público, mas também os realizadores desse nosso grande evento, que, cheio de idéias e garra, compartilham conhecimentos, inovações e também inquietações com uma motivação comum: a crença de que através do conhecimento cresceremos como uma humanidade mais justa.

FISL 15= CULTURA+ EDUCAÇÃO+INOVAÇÃO+NEGÓCIOS+TECNLOGIAS LIVRES.