GT do Ensino Médio

Nos dias 4 e 5/09 tivemos bastante trabalho junto à equipe da CGEMEP/SEDUC e com a nossa coordenadora pedagógica Malú Pinto.
O GT do Ensino Médio formou-se aleatoriamente por integrantes dos NTEs para representarem os demais afim de discutir e unir forças para a inserção das tecnologias no Ensino Médio através dos encontros do PACTO. Foram representantes de Erechin, São Borja, porto Alegre, Passo Fundo, São Luiz Gonsaga, Cachoeira do Sul, Osório, Uruguaiana e Crus Alta.
No encontro foi apresentado para a equipe da CGEMEP quem é o NTE e para quem está a serviço. Passamos dois dias nos conhecendo e descobrindo coisas que deveriam estar linkadas por se tratar de um mesmo órgão, mas que na verdade precisa ser fortalecido, amparado e respaudado.
A equipe encantadora da professora Neuzinha e a sempre protetora, batalhadora e defensora dos NTEs, querida Malú, abrilhantaram o encontro. E falando na Malú, todo o brilho que hoje ela está tendo é resultado de seu trabalho dedicado ao pedagógico da SEDUC, junto a nós...nós adoramos os pirulitos!!
Traçamos metas após uma breve e fiel apresentação,onde o objetivo era fortalecer parceria de apoio às TICs junto aos coordenadores do Ensino Médio das CREs.
Certamente esta caminhada está apenas no início, mas foi de muita importância este espaço dentro da SEDUC para os NTEs.








CmapTools




Vídeo do professor Paulo Correia da USP falando sobre o mapa Conceitual e a importância da pergunta focal para a elaboração de bons mapas conceituais.





O que são e para que servem os Mapas Conceituais?



Pedagogia de Projetos






Dia 29/08/2014 foi o dia da formação do Laboratório Móvel da EEEM Ildefonso Simões Lopes

Um dia encantador e de muito trabalho com o grande grupo da escola. O grupo ficou satisfeito com o Xubuntu e já está empenhado em transformar e recuperar as máquinas da escola.

OBS: As fotos serão postadas assim que recebermos.

Formação: Laboratório Móvel

No dia 28/08 alguns representantes das escolas 9 de Maio, Inst. Barão de Tramandaí e Inst. Riachuelo participaram da Formação de Laboratório Móvel no NTE.
Os professores trouxeram os nets e aprenderam a utilizá-lo através da substituição da imagem, Xubuntu do Linux.
Os nets apresentam o sistema operacional Linux e com a parceria dos colegas de NTE/Santa Maria - Philip e Renato, foi possível alterar a imagem do mesmo. Isso significa que o sistema livre, Linux, continua, mas com a aparência do Windows, sistema operacional mais próximo da vida dos professores, o trabalho com os alunos será mais freqüente, dando ao professor maior autonomia e segurança para inserir as tecnologias existentes na escola no seu cotidiano.
Foi maravilhoso partilhar da sabedoria dos colegas Maurício e Guaracy, do Instituto Riachuelo e do professor Sérgio do Instituto Barão de Tramandaí, os quais muito contribuíram para que o trabalho com Linux, sistema livre, seja efetivo nas escolas, pois dar e ter acesso às máquinas livres das pragas virtuais só é possível porque escolhemos o Linux como parceiro.