Secretaria Estadual da Educação oferece cursos online gratuitos para professores e comunidade escolar


O Centro Virtual de Formação (CVF), plataforma da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), oferece cursos online nas áreas de comunicação e tecnologia para professores, estudantes e comunidade escolar. São eles: Rádio Escola, Edição de Imagem, Vídeos, Informativo Escolar, ABC da Informática e Projeto de Vida. A rede pública estadual de ensino conta hoje com mais de 60 mil professores e 900 mil alunos.
Mara Rosane Noble Tavares, assessora de tecnologia da Seduc que coordena a ação, explica que a ferramenta foi criada com a intenção de proporcionar um ambiente que estimule o engajamento dos participantes.
“ Queremos padronizar a oferta de cursos online para a comunidade da educação com qualidade. Todos os temas são apresentados com metodologias inovadoras para que alunos e professores se sintam atraídos pelos conteúdos”, explica.
Na educação continuada para os profissionais do ensino, mais de 300 mil professores já passaram pelo CVF. Apenas em 2018, foram mais de 20 mil educadores, 5 mil gestores e 1.500 funcionários.  Estudantes e comunidade também podem realizar os cursos e oficinas, que são gratuitos, e geram certificados.
Ao longo de 2019, conteúdos sobre novos temas serão disponibilizados na plataforma. Confira a lista de capacitações disponíveis:
- Rádio Escolar
Com uma rádio na escola é possível deixar a hora do intervalo mais divertida e com assuntos de interesse dos estudantes e professores. Além disso, os alunos desenvolvem a comunicação, a oralidade e a criatividade para fazer diariamente programas diferentes.
- Vídeos
Já pensou fazer roteiros, gravação, edição e publicação de vídeos de forma mais profissional e encantar os seus alunos?  Transforme a prática de fazer vídeos em uma atividade de sala de aula e proporcione que os estudantes divirtam-se e também construam seu aprendizado.
- Informativo
Crie com seus estudantes um informativo de diferentes formatos e estilos. Desenvolva a criatividade e ajude na formação de leitores habituais.  Você irá conhecer diferentes formatos e também ferramentas para a construção do seu informativo.
- Imagens
Você sabia que é possível produzir ótimas fotografias até mesmo com o seu celular? Aprenda a fazer enquadramento correto, editar suas fotos e conheça mais sobre os direitos autorais de imagens na internet.  Crie um projeto junto de seus alunos e aproveite os recursos tecnológicos através das fotografias.
- ABC da Tecnologia
Está cansado de pedir ajuda para as ações básicas no computador? ⌨ Esse curso foi feito para você!  Conheça a história, as ferramentas básicas e como funciona a área da trabalho do computador. Você também irá ver a forma correta de ligar e desligar sua máquina, a zipar arquivos e pastas.
- Projeto de Vida
Ajude a desenvolver as habilidades cognitivas e não cognitivas do jovem na elaboração de um projeto para a vida dele!  Com o curso você poderá orientar os estudantes a identificar seus potenciais, interesses e paixões, estabelecer estratégias e metas para alcançar os seus próprios objetivos.

Em atendimento à legislação eleitoral, a partir do dia 7 de julho até o final do período eleitoral, estão suspensas as atualizações deste site

16/08: Encerramento do Curso Google para a Educação

 Então chegamos ao final de mais um curso Google para a Educação!
O que dizer de mais uma turma bacana, curiosa e a mil?
Gratidão, colegas!
Obrigada por contribuírem conosco. Obrigada por compartilharem tantas descobertas e saberes!
O NTE está aqui para auxiliar as escolas e seus professores e essa turma, que já está espalhando sementinhas por aí, nos fez acreditar mais uma vez!

Continuem buscando mais conhecimentos e lembrem-se que estaremos sempre aqui para auxiliá-los!
Valeu!!!


II Encontro Curso Google para Educação

           No dia 29/06 aconteceu o II encontro do Curso Google para a Educação com essa turma mega dedicada e cheia de perguntas. 
        Um grupo que vem disposto a trabalhar e que já aderiu aos apps vistos no primeiro encontro. Estão encantados e realizando as socializações nas suas escolas com base no que já aprenderam.










Oficina de Geogebra

Hoje o NTE foi agraciado com uma parceria maravilhosa. A nosso convite, os professores Dilce Cardoso e Flaber Raupp, deram uma oficina de Geogebra, espetacular.
Há muito que queríamos oportunizar aos colegas da rede uma oficina voltada para a área da matemática e depois que conhecemos esses colegas num curso que fizeram conosco, a oportunidade apareceu.
Foi um dia cheio e de excelente trabalho, onde a organização e a riqueza dos materiais que prepararam para compartilhar com os colegas permitiu que mais contas do @educar fossem ativadas e os professores ficassem mais encantados.
Estamos em estado de graça por ter tido a oportunidade de tê-los conosco no dia de hoje após enfrentarem uma serração violenta para virem de Arroio do Sal e enriquecer o trabalho do NTE.
Sabemos de todas as dificuldades da educação e por acreditarmos e termos professores dedicados, parceiros e muito competentes é que continuamos dando o nosso melhor.
Muito obrigada colegas Dilce e Flaber!! Vocês merecem todos os aplausos pelo trabalho excelente que desenvolvem na EEEM José de Quadros/Arroio do Sal.












Oficina de Projetor Interativo do Campo

Hoje, 26/06 a oficina foi exclusiva para a professora Ana Rodrigues, que dos inscritos, foi a única que apareceu e está participando da Oficina de Projetor Interativo.
A oficina oportuniza o uso do projetor interativo, computador e lousa digital com inúmeras possibilidades de uso pedagógico.
A facilidade de uso e os inúmeros recursos oferecidos por ele permitem que os alunos tenham uma aula mais criativa, lúdica e próxima de seu professor e colegas.
Também oferecemos o compartilhamento dos jogos em Flash e os Livros Digitais para que seus professores utilizem e explorem com os alunos na escola, que também atende alunos indígenas.
Muito gratificante observar a seriedade e motivação no fazer pedagógico da escola da professora que no turno da tarde teve a companhia de sua colega de escola, a qual realizou a ativação do e-mail do @educar e está participando encantada dos recursos do Projetor Interativo.


Encerramento do Curso Google para a Educação

E mais uma turma do Curso Google para a Educação chegou ao fim. A única professora concluinte do curso fez tudo com muita dedicação e esmero.
Mais uma professora da EEEM Arthur da Costa e Silva que representa muito bem sua escola. Parabéns professora Tiele Oliveira por ter investido e se dedicado ao curso.

Oficina de Software Educativo

E o dia 25/06 foi de sala cheia com um grupo de professores muito curioso e interessado!!!
O grupo da EEEF Dom José Baréa de Três Cachoeiras aproveitou ao máximo da oficina explorando o Google Drive, Docs e Sistema de Gestão de Projetos do Portal Educação.
Valeu cada minuto da oficina! Estávamos com saudade de atender um grupo grande de professores, que se virou nos trinta para driblar a internet local ruim.


Oportunidade: Professores e estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico



     >>>>>>>>>> Maiores informações AQUI

Com AME, criador de teclado comandado pelo cérebro apresenta tese na UFRGS e vira doutor

Programa foi criado para possibilitar quem não tem nenhum movimento no corpo a escrever no computador. G1 acompanha a trajetória de Cláudio Luciano Dusik desde 2013.






Cláudio Luciano Dusik, hoje com 41 anos, continua dando exemplo de superação. Diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal (AME) no nascimento, a mãe dele ouviu dos médicos que o filho dificilmente chegaria aos 7 anos. Morador de Esteio, já foi muito além e promete continuar surpreendendo. Na semana passada, ganhou o título de doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ao apresentar um programa criado para possibilitar quem não tem nenhum movimento no corpo a escrever no computador.
Para chegar ao resultado, Cláudio, que é graduado em Psicologia, criou uma feramenta que liga o cérebro com o teclado. Uma tiara usada na cabeça capta os sinais cerebrais. "A ideia é a seguinte: quando eu emitir um sinal determinado, o computador vai transformar numa tecla", explica o agora doutor.
Ele recebeu a nota máxima na apresentação da tese. A orientadora Lucila Maria Costi Santarosa se diz orgulhosa.

"Eu aprendi muito com o Cláudio, eu aprendi até a ser mais humana, mais pessoa, mais gente. Porque o Cláudio ensina todo mundo!"

Lei a matéria na íntegra  AQUI


1º Encontro Curso Google para a Educação


          No dia 20/06 o NTE deu início a mais um Curso Google para a Educação. O curso que será de 60 h  contou com um grupo de colegas professores super animado e muito curioso.
          Foi um dia muito proveitoso e de muito trabalho.
          Estamos muito felizes com a dedicação e aceitação pelos cursos que ofertamos. 
          Sem dúvida chegaremos ao final desse curso com ótimos trabalhos e mudanças no fazer pedagógico.





 


3º presencial Curso Google para a Educação

E hoje, dia 25/05, estamos com a professora Tiele Oliveira, da EEEM Arthur da Costa e Silva-  Capivari do Sul, no 3º encontro do Curso Google para Educação.
Dentre todos os inscritos apenas ela está realizando o curso com muita dedicação e curiosidade.
Na escola Arthur, todos os professores já ativaram os e-mail do @educar, inclusive dos alunos, que já trabalham explorando o Classroom entre outros Apps.
As professoras que deram início ao uso dos Apps Google para a Educação foram as queridas professoras Odete Gomes e Júlia Araújo que incentivaram seus colegas que hoje estão dando continuidade ao belíssimo trabalho delas.
Muito gratificante termos esses pares engajados conosco!! Parabéns!!



PNAIC 11ªCRE

No dia 23/05 o colega da CRE, José Nilson, esteve em formação com seus coordenadores do PNAIC aqui no NTE.
Um trabalho de muita dedicação e comprometimento. Muito bom estar ao lado de colegas competentes e queridos!!
Mais um dia cheio de atividades!!



24/05: dia de mais uma Oficina de Google Planilha


 E ontem foi mais um dia de Oficina de Google Planilhas. Um grupo muito bom, dedicado e curioso.
Estamos muito felizes com os olhares de alguns gestores que estão entendendo a importância das formações do NTE para sua escola.
É indispensável esse olhar se a escola quiser se qualificar e avançar com as tecnologias.
Estamos aqui para auxiliar todas as escolas!!!!
Foi muito bom!!!







Oficina de Google Drive e Docs para Secretários de Escola

Nos dias 15/05 e 22/05 o NTE ofertou a Oficina de Google Drive e Docs para Secretários de Escola.
Durante a oficina os e-mails do @educar foram ativados, os Apps Docs e Drive explorados e o portal Educom+ socializado.
O grupo de professores tem se mostrado interessado e aderindo ao e-mail do @educar, navegação e armazenamento na nuvem, pois entendem que facilita muito seu trabalho na secretaria da escola.
Tem sido muito gratificante trabalhar com esses colegas engajados e comprometidos com a tecnologia na sala de aula e na escola.






Oficina de Lousa Digital


No dia 10/05, o NTE Osório ofertou mais uma oficina. Desta vez um grupo maior participou da oficina de Lousa Digital, e quase que não acontece o registro. Os professores estavam engajados e trabalhando para desenvolverem em suas escolas, boas práticas com o uso da Lousa Digital.
O lúdico e a criatividade andarão sempre juntas nas atividades de exploração da lousa, pois ela possibilita movimento e interação entre os sujeitos.
Foi um dia de muitos saberes e trocas significativas!!


Oficina de Lousa Touch Board


No dia 09/05 aconteceu mais uma oficina de Lousa Touch Board. O professor da foto foi super parceiro. Foi para sua escola, montou tudo, nos pediu ajuda e tirou das caixas as lousas. Ainda há muita resistência e esperamos que esses recursos sejam de fato utilizados pelos professores.
Tivemos um dia de muito aprendizado e ganhos com o professor João que muito contribuiu conosco!!!



Hoje foi dia de Oficina de Lousa Interativa Touch Board

Que dia tão proveitoso...que turma tão bacana e curiosa.
 A oficina de hoje rendeu muitas trocas e aliados no fazer pedagógico. É muito bom receber nossos colegas professores e secretários de escola, mas com essa energia e parceria é bom de mais!!
O NTE Osório sente-se grato por poder colaborar e aprender com vocês...estaremos sempre dispostos a auxiliar todos os que desejarem fazer parte da nossa rede de aprendizagem, saberes e fazeres.
Foi muito bacana!!!


Educação Conectada: prorrogado para o dia 10 de maio o prazo para as escolas no PDDE Interativo


As redes selecionadas na etapa indução, apoio a infraestrutura, do Programa Educação Conectada realizaram o aceite via Simec, até o dia 18 de abril. O prazo para que as escolas realizem a adesão por meio do sistema PDDE Interativo foi prorrogado para o dia 10 de maio. Antes o prazo era dia 26 de abril.
Para ajudar as escolas nesse processo, o Ministério da Educação (MEC) elaborou um passo a passo. Para acessá-lo, clique no link: 

O Programa de Inovação Educação Conectada, instituído pelo Decreto n° 9.204, de 23 de novembro de 2017, tem por objetivos apoiar a universalização do acesso à Internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. A implementação do programa está prevista para acontecer até 2024, de maneira a contemplar, gradualmente, escolas urbanas e rurais em três fases: Indução, Expansão e Sustentabilidade.
O MEC já iniciou a primeira fase, a de Indução, com apoio à infraestrutura para as redes selecionadas (aquelas que atenderam aos critérios específicos para a fase, observado o disposto no parágrafo único do art. 4º, da Portaria MEC nº 1.602, de 28 de dezembro de 2017), contemplando 22.400 escolas urbanas com Internet terrestre; e 6.500 escolas rurais com Internet via satélite; distribuídas em cerca de 2.000 municípios de todos os estados brasileiros.
Segundo o Ministério, o aporte financeiro será liberado via PDDE, com previsão de pagamento para maio de 2018. Se a escola foi selecionada para conexão via terrestre é preciso preencher o Plano de Aplicação Financeira para concluir a adesão.
Acesse o vídeo com informações sobre essa fase e saiba mais:




Clique aqui para acessar a Resolução nº 9, de 13 de abril de 2018 que autoriza a destinação de recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, por intermédio das Unidades Executoras Próprias das escolas públicas municipais, estaduais e distritais, selecionadas no âmbito do Programa de Inovação Educação Conectada, para apoiá-las na inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica de uso cotidiano.
Fonte: Undime
(Atualizado em 26/04/2018, às 14h52)