Professor usa próprio 3G para conectar tablet do governo em aula

O professor Guy Barcellos aprovou o tablet, mas ainda enfrenta dificuldades. Uma delas é o wi-fi da escola que não chega até a sala de aula.

Até o fim do semestre, 600 mil professores de ensino médio da rede pública devem estar com seu tablet em mãos, treinados e capacitados para usar a ferramenta em sala de aula, segundo previsão do Ministério da Educação (MEC). A entrega dos dispositivos e a formação dos docentes ainda estão no início e são realizadas em parceria com as secretarias estaduais de educação. No Rio Grande do Sul, cerca de 10 mil tablets foram distribuídos e, até junho, devem ser 22 mil. Algumas escolas, no entanto, ainda não conseguiram usar seus equipamentos pela falta de internet ou de cabos para conectá-los a outros dispositivos.
No Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama, no bairro Partenon, em Porto Alegre, os professores do ensino médio passaram pela formação em maio e já estão com os tablets. Em uma das salas que o professor Guy Barcellos leciona biologia às turmas de ensino médio, o wi-fi não tem alcance. A vontade de colocar o equipamento em prática é tanta que o docente tem usado o próprio 3G para conectar a internet e usar o aparelho com os alunos.
Ainda são necessárias adaptações, como acontece na implementação de qualquer novidade. Certamente, já é uma etapa vencida, pois conecta o professor e oferece muitos recursos
Guy BarcellosProfessor da rede estadual
O interesse de Barcellos pela tecnologia não é de hoje, e antes de receber o tablet da secretaria, o professor já utilizava o próprio equipamento para levar outros conteúdos aos estudantes. Para o docente, um dos principais usos do dispositivo será para a apresentação multimídia de materiais em sala de aula - quando a instituição puder comprar o cabo para conectar o aparelho ao projetor. "Ainda são necessárias adaptações, como acontece na implementação de qualquer novidade. Certamente, já é uma etapa vencida, pois conecta o professor e oferece muitos recursos", avalia.
"A secretaria entregou o tablet, agora, a forma como ele será usado fica sob responsabilidade da escola", diz Ricardo Agliardi, vice-diretor do Paulo da Gama. Ele ressalta que a pasta estadual deixou os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), que realizam as formações de docentes, à disposição para qualquer consulta necessária. Para Agliardi, ainda não é possível avaliar o uso dos tablets em sala de aula, mas prospecta que, em um ano, eles já estejam sendo utilizados em seu potencial máximo. Como não existe um recurso específico para essa infraestrutura, a escola vai investir aos poucos para suprir as novas demandas com o uso dos tablets. Ele relata que a aceitação entre os professores foi grande, mas que ainda falta familiaridade com o dispositivo.
Evelyn Rios, 17 anos, é estudante do 2º ano do instituto. Ela acredita que o uso de tablet pode envolver alunos na aula e tornar os conteúdos mais práticos. "É legal para vermos projetos de fora de escola, termos acesso a informações que normalmente não teríamos", acrescenta. Agliardi idealiza que, em um futuro distante, cada aluno terá o próprio aparelho para acompanhar as aulas.
Apesar das dificuldades de infraestrutura os alunos gostaram da nova tecnologia em sala de aula Foto: Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Apesar das dificuldades de infraestrutura os alunos gostaram da nova tecnologia em sala de aula
Foto: Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
A Secretaria da Educação do Estado afirma que uma das providências em andamento na rede estadual de ensino é a realização de obras nas escolas para qualificar a infraestrutura de rede, uma ação do RS Mais Digital - Projeto Província de São Pedro. "É claro que o ideal seria termos esta rede já em funcionamento, mas estamos em processo, incluindo a possibilidade de instalação de antenas em locais de maior dificuldade de recebimento do sinal", indica comunicado da pasta.
Segundo a secretaria, "as mudanças tecnológicas ocorrem em uma velocidade muito grande e que a caminhada para a qualificação dos espaços não tem como acompanhar esta velocidade", mas o processo já foi iniciado em 1 mil escolas para disponibilizar reestruturação da rede elétrica e internet, além de outras melhorias.
Iniciativa é apoiada por docentes
No Rio Grande do Sul, os professores só podem utilizar o equipamento após passarem pela formação de oito horas que ensina como utilizar o tablet tecnicamente. De acordo com Maria Lúcia Pinto, coordenadora pedagógica do projeto Província de São Pedro, a qualificação será continuada, inclusive no que diz respeito à aplicação pedagógica. As formações tiveram início no dia 1º de abril.
Na Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso, também na capital gaúcha, os professores já foram capacitados, mas os tablets ainda não estão conectados, pois o wi-fi não tem capacidade para todos os dispositivos. Maria Eloísa Nunes, professora de literatura e português na instituição, elogia a formação realizada. Segundo ela, além da parte tecnológica, surgiram discussões e ideias de como e quando usar o dispositivo em sala de aula. Para a professora, a iniciativa é essencial para atualizar o professor e aproximá-lo do contexto em que os alunos se inserem. "Os estudantes estão conectados e ficaram muito curiosos com a novidade na escola. Quadro e giz estão desatualizados", acrescenta.
Professor da Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira, Tiaraju Guerra também aprova a iniciativa, mas ressalta que o treinamento deve ser permanente e constante. "Tenho dificuldade em mexer no aparelho, meu filho me ajuda. Tenho 50 anos e na minha idade há limite de aprendizagem. Mas, sem dúvidas, será ótimo, porque vai servir de impulso para os professores que não estão nesse universo aprenderem", diz.
Distribuição e capacitação
Em Minas Gerais, os professores também devem receber capacitação contínua, de acordo com a Secretaria de Educação do Estado. Equipes regionais da pasta estão participando de formações para repassar os conhecimentos para os docentes de cada região. Até o final do ano, professores de ensino médio de 2.189 escolas estaduais estarão com seus tablets e capacitados para utilizar o dispositivo em sala de aula. Os aparelhos começam a ser distribuídos em junho.
No Distrito Federal, os 5 mil professores do ensino médio devem ter acesso ao aparelho até o final do ano, e 3 mil já estão com o tablet em mãos desde o dia 21 de maio. Os docentes passarão por uma capacitação de 90 horas, sendo 12 horas presenciais. Na ocasião da entrega dos dispositivos, o governador, Agnelo Queiroz, indicou que, em uma etapa futura, pretende estender o material também aos estudantes. A rede pública do DF conta com 86 escolas de ensino médio, que atendem 83 mil alunos.

FONTE: Terra

27/06: Instituto Santo Antônio e Marçal Ramos






Hoje tivemos mais um dia de trabalho...muita gente bacana, curiosa, atenta e de boa vontade para aprender. mesmo com alguns imprevistos conseguimos atender as expectativas e encerrar a formação no horário previsto.
Reencontramos alguns amigos e ex colegas e isso foi muito bom...turma de energia boa!! Coisa boa!!!!

Conectando o Tablet Educacional na internet via 3G

Navegando pelo Facebook de outros NTES, compartilharemos com vocês a postagem do NTE de Santa Maria sobre o uso do 3G no Tablet Educacional do Governo.


Como sabemos o Tablet Educacional YPY AB10D, da Positivo, conecta-se à internet somente através da rede Wi-Fi. No entanto, ter somente essa modalidade de conexão pode ser um limitador, já que precisa de um hotspot próximo do Tablet para efetuar a conexão à internet. Assim, resolvemos testar algumas possibilidades de acesso à rede 3G pelo Tablet Educacional.

Testamos duas opções, com sucesso:

1) Utilizando um Smartphone como Hotpost
Utilizamos um Smartphone fazendo uma ponte entre a rede Wi-Fi e a rede 3G, ou seja, o Tablet se conectou ao Smartphone via rede Wi-Fi e este à rede 3G. Para isto, é preciso que o Smartphone tenha conexão Wi-Fi e 3G e um plano de dados, além de um aplicativo para compartilhamento da rede 3G (quase todos os Smartphones com Android possuem esta funcionalidade).


2) Utilizando um mini modem externo
Outra opção que usamos foi o mini modem Huawei E303, o qual conectamos na porta mini-USB através de um adaptador, mini-USB (macho)-USB(fêmea).


Assim, mesmo sem acesso a rede Wi-Fi, pode-se acessar a internet via 3G.

25/06 : Fórum dos NTEs na SEDUC

O dia 25/06 foi de reunião com as equipes dos NTEs e com a chefia da SEDUC. Estamos todos de parabéns pelo belíssimo trabalho com os Tablets e burocrático.
É muito satisfatório receber elogios desta equipe de chefia/trabalho maravilhosa...na pessoa da Magda Motta, Janir Abelim, Malu Pinto, Mario Daniel, Sonia Steigleder e Leonardo Silveira. São nossos parceiros...nos ouvem, nos ajudam e nos apoiam muito!!  Receber os parabéns foi mais que merecido a todas as equipes de NTEs.
Dos 22.000 tablets adquiridos pelo governo 10.756 foram distribuídos aos professores até segunda-feira (24/06/2013).
Temos muito professores engajados no trabalho, os quais aderiram a idealização do MEC em parceria com o FNDE. Temos discutido muito a aversão de alguns gestores a inclusão desta tecnologia, o que chega até nós como uma espécie de boicote à proposta e o professor sem conhecer e saber como realmente o Tablet será distribuído e funcionará, acaba desistindo de aderi-lo, o que é uma pena!!!
Todos os professores que receberam os tablets, terão num segundo momento de formação, capacitação pedagógica para o uso do mesmo.
Estamos caminhando para chegar perto do Uruguai, onde o Projeto Ceibal, disponibilizou um tablet para cada professor e aluno e o sinal de wifi é instalado e presente para todos em todos os lugares: salões, praças, escolas etc.
Dos 370 professores a serem capacitados pelo NTE/Osório na primeira rodada, até dia 24/06, 227 já receberam os Tablets.
Temos o saldo da segunda rodada, a qual contemplará os professores que não compareceram na primeira, os coordenadores de escolas e professores que voltaram de Licença ou foram nomeados há pouco, somando um total de 150.
Estamos felizes como NTE do trabalho realizado até agora, pois temos feito milagres contando sempre com o apoio da própria equipe do NTE e da SEDUC/DLS.
O nosso muito obrigada a toda a equipe do  DLS e aos NTEs, guerreiros e fiéis às proposições de trabalho.


O dia 24/06 foi o dia de atender o pequeno grupo da escola EEEM Arthur da Costa e Silva. Devido há alguns contratempos, reorganizamos os saldos e conseguimos atender este grupo, bem como os anteriores, no NTE. Ficaram para o mês de julho as outras duas escolas que fariam parceria com a Arthur, mas já estamos acertando os ajustes finais e logo logo atenderemos eles!!!
Vamos compartilhar com você leitor, mais uma formação...alcançamos um total de 16 turmas formadas...bora trabalhar!!!!!







Bela tarde!! A internet deu conta de baixar todos os aplicativos que este grupo solicitou...certamente os alunos ficarão satisfeitos com este novo recurso na escola. Bom trabalho a todos!!!

Dia 21/06 foi o dia de receber  as escolas EEEM Pe Simão Moser, EEEM Edgardo Pereira Velho e EEEM Diogo Penha.
Uma turma grande, com muitas curiosidades e alguns questionamentos. A gente cresce quando troca com os colegas e fazer uso das TICs continua sendo um grande desafio para alguns professores, mas que bom que se aventuram e tentam superar seus limites. Dia bom!!!!!










A sexta-feira, 14/06, foi o dia das escolas EEE Básica Professora Erica Marques e EEEM Hilário Ribeiro...turma muito boa também. Pena saber que alguns colegas não compareceram porque "ouviram" falar mal do Tablet.  Esperamos poder atender as demandas e num próximo momento receber estes professores com gosto pelo uso do Tablet no ensino e dispostos a vencer seus desafios.



Formação do grande gripo da escola Assis Brasil e D.Pedro de Alcântara

O dia de hoje, 13/06, foi de bastante trabalho e dedicação...os professores foram dedicados e muito interessados.







Falta de conexão dificulta uso de tablets distribuídos a professores da rede pública


A Zero Hora de hoje traz uma matéria sobre a eficácia limitada do uso dos tablets em função da carência de internet nas escolas.A utilização de parte dos 22 mil tablets destinados a professores da rede pública do Ensino Médio está sendo limitada pela falta de conexão adequada à internet em escolas de todo o Estado. Dados da Secretaria Estadual da Educação (SEC) demonstram que apenas 2,3% dos colégios estaduais gaúchos contam com redes sem fio de alta capacidade. Como resultado, a fragilidade do sinal isola as salas de aula e impede que os equipamentos adquiridos a um custo superior a R$ 10 milhões funcionem com todo o seu potencial.Leiam a íntegra da reportagem  AQUI 


Todos conectados!!!


Formação na escola Marcílio Dias - Torres

Hoje tivemos mais dia agradável na formação dos tablets. Desta vez fomos até o Instituto Marcílio Dias em Torres e tivemos uma formação maravilhosa!!
A internet é mil...o grupo muito compenetrado e disposto. Teve professor que no intervalo do almoço já foi em busca de capa e acessórios para seu mais novo patrimônio.
Muita alegria e participação tornaram este dia maravilhoso!! A escola está linda e super equipada...parabéns à equipe pelo belíssimo trabalho e pelo café.











Manual Tablet Positivo Ypy

Pessoal, segue no link o Manual Completo do seu Tablet Positivo Ypy...vamos desvendar o que ficou faltando nas formações?

Segue o LINK

23/05: Formação das escolas Riachuelo e Assis Brasil




Essa turma foi castigada pela falta de internet...andamos pela cidade para podermos desbloquear os tablets. Os professores estão sempre se superando, mas não é justo...ter vontade de trabalhar e não ter recursos ideais para isso é muito desestimulante. Ficamos muito chateadas como equipe, de não ter o que fazer para melhor acolher nossos colegas professores.
Foi um dia de trabalho muito difícil embora todos tenham se empenhado e virado sozinhos....mas, é isso aí. Trabalhar com o que se tem!!!
Gente boa de montão esta turma!!
Sentimos falta dos colegas da escola Assis Brasil, de Tramandaí, que não compareceu!!