Armário Móvel - UBUNTU

Ubuntu MOBO 5900
Multilaser MLX5 Imagem


O que é UBUNTU?

"Ubuntu" é uma antiga palavra Africana, cujo significado é "humanidade para todos" e "Eu sou o que sou devido ao que todos nós somos". A distribuição Ubuntu Linux traz o espírito do Ubuntu ao mundo do software. O Ubuntu é um sistema operativo completo baseado em Linux, livremente disponível, com suporte tanto da comunidade quanto profissional. É desenvolvido por uma vasta comunidade e nós convidamo-lo a participar também!
A comunidade Ubuntu está fundada nos ideais consagrados no manifesto Ubuntu segundo o qual: as aplicações informáticas devem ser disponibilizadas de forma gratuita, que as aplicações deverão ser usadas por qualquer pessoa independentemente da sua linguagem materna e todas as pessoas devem ter a liberdade de alterar e personalizar qualquer aplicação de modo a obterem o que elas necessitam. Por estes motivos:

  • O Ubuntu será sempre gratuito e não existe custo extra para a "edição empresarial" nós disponibilizamos o nosso melhor produto sob os mesmos termos de Liberdade.

  • O Ubuntu vem com suporte profissional em termos comerciais de centenas de companhias em todo o mundo, se precisar desses serviços. Cada versão do Ubuntu recebe actualizações de segurança durante 18 meses depois de cada lançamento, algumas versões são suportadas por mais tempo.

  • O Ubuntu inclui a melhor infra-estrutura de suporte a traduções e acessibilidade que a comunidade de aplicações informáticas livres ("Free Software") tem para oferecer, de modo a tornar o Ubuntu utilizável pelo maior número possível de pessoas.

  • O Ubuntu é lançado de modo regular e previsível; todos os seis meses é lançada uma nova versão. Pode utilizar a versão estável corrente ou a versão que está atualmente em desenvolvimento. Cada versão é suportada, pelo menos, durante 18 meses.

  • O Ubuntu é totalmente aderente ao princípio do desenvolvimento de aplicações informáticas livres; encorajamos as pessoas a usar aplicações informáticas de código fonte aberto, a melhorar essas aplicações e a disponibilizarem-nas a outras pessoas.


Um Filho do Ubuntu, Zulu Sangoma






Vídeo: Ubuntu para iniciantes





Os 13 principais comandos do Ubuntu:

           Abaixo você confere uma lista com os principais comandos do Ubuntu:
  • iniciar sempre com sudo su + senha+ o comando desejado
  1. Atualizar a lista de pacotes: sudo apt-get update
  2. Efetua a atualização: sudo apt-get upgrade
  3. Instalar pacotes: sudo apt-get install nome do pacote
  4. Procurar pacotes: apt-cache search palavras chave
  5. Procurar por dependências inválidas: sudo apt-get check
  6. Corrigir problemas de dependências, concluir instalação de pacotes pendentes e outros erros: sudo apt-get -f install
  7. Se o comando sudo apt-get -f install não resolver use: sudo dpkg -i –force-all para forçar a instalação ou sudo dpkg -r nome do pacote para desistir da instalação
  8. Remover arquivos inúteis do cache, onde são registradas as cópias das atualizações que são instaladas pelo gerenciador de pacotes: sudo apt-get clean
  9. Remover pacotes instalados automaticamente e que não tem mais nenhuma utilidade para o sistema: sudo apt-get autoremove
  10. Remover pacotes antigos ou duplicados: sudo apt-get autoclean
  11. Remover pacotes com problemas: sudo apt-get -f remove
  12. Remover pacotes instalados: sudo apt-get remove nome do pacote
  13. halt, reboot, shutdown:  Respectivamente encerra, reinicializa e encerra ou reinicializa o sistema.
    “sudo halt” para encerrar o sistema.
    ”sudo reboot” para reiniciar imediatamente o sistema. Este comando equivale aos comandos: ”sudo init 6” e ”sudo shutdown -r now”.
    ”sudo shutdown -h now” para encerrar o sistema imediatamente.
    ”sudo shutdown -h +15” para encerrar o sistema daqui a 15 minutos.


Como atualizar o sitema?

Ctrl Alt T( para abrir o terminal)
sudo su - enter
senha - enter
sudo apt-get update - enter
sudo apt-get dist-upgrade -enter
s



Como criar novo usuário?


Clicar no ícone anterior a roda dentada
Contas de usuários
Desbloquear
Senha professor
Clicar no sinal de + na janela MINHA CONTA
Nome completo
Nome do usuário
Criar 


Sites de ajuda sobre o UBUNTU

Nenhum comentário: