O Google Docs é um serviço grátis do Google muito semelhante ao Microsoft Word, do Office. Ele possui ferramentas para edição de texto semelhantes e permite que mais de uma pessoa edite e insira comentários no mesmo documento em tempo real, além ter suporte offline. Confira dicas úteis se você não tem o 'velho Word' e descubra como usar o Google Docs para criar documentos online, de graça.

Como criar documentos
Para ter acesso ao pacote de aplicativos, que possui também um editor de planilhas eletrônicas, editor de apresentação de slides e ainda ferramenta para criação de formulários, basta ter uma conta no Google. Após fazer o login, clique no atalho de serviços ao lado da sua foto e selecione ‘Documentos’.

Para criar um novo documento, clique no botão ‘+’ vermelho, no canto inferior direito da tela.

Como compartilhar arquivos
A interface do serviço é simples e intuitiva e o app possui recursos e ferramentas quase idênticas ao Word, como os ícones de colar, copiar, imprimir, fonte e outros, o que facilita o uso.
O Docs também permite compartilhar arquivos com outras pessoas. Basta clicar no botão azul 'Compartilhar', no canto direito superior da tela. Depois, insira o nome ou endereço de e-mail e os contatos poderão editar, comentar ou apenas visualizar o documento dependendo da sua permissão.

Os documentos criados nesta plataforma podem ser editados novamente depois de salvos. Ao abrir o seu Google Docs, escolha o documento que deseja editar e clique para abrir. Agora é só fazer as alterações desejadas e todas serão salvas automaticamente.

Como imprimir em PDF
Outro ponto interessante no Google Docs é que os arquivos podem ser exportados em outros formatos, como Word, PDF, OpenDocument, Rich Text e HTML. O arquivo original permanecerá intacto, pois é salvo no seu Google Drive.
Para isso, clique em ‘Arquivo’, selecione ‘Fazer download como’ e escolha o formato que prefere.

Como incluir links, fotos e tabelas
Você também pode incluir fotos, links e tabelas. Basta clicar em ‘Inserir’ na barra de ferramentas.

Pronto! Agora que você aprendeu a usar o Docs as tarefas do trabalho e da faculdade podem ser realizadas com mais dinamismo e praticidade.
FONTE: TechTudo
Como usar o Google Drive
Você pode armazenar seus arquivos com segurança e abri-los ou editá-los em qualquer dispositivo usando o Google Drive.
Primeiros passos no Google Drive
Você tem 15 GB de espaço gratuito no Drive. Saiba o que ocupa espaço no Google Drive e onde comprar mais espaço.
Etapa 1: acessar drive.google.com
Acesse drive.google.com no computador. Em "Meu Drive", você verá:
- os arquivos e as pastas que sincronizar ou dos quais fizer upload;
- os Documentos, Planilhas, Apresentações e Formulários Google que criar.
Etapa 2: fazer o upload de arquivos ou criar novos
Você pode fazer o upload dos arquivos do seu computador ou criar novos no Google Drive.
- Fazer o upload de arquivos e pastas para o Google Drive
- Trabalhar com arquivos do Office
- Criar, editar e formatar os arquivos do Documentos, Planilhas e Apresentações Google
Etapa 3: compartilhar e organizar arquivos
Compartilhe arquivos ou pastas para que outras pessoas possam vê-los, comentá-los ou editá-los.
- Compartilhar arquivos do Google Drive
- Compartilhar pastas do Google Drive
- Transferir a propriedade de um arquivo
Para ver os arquivos que outras pessoas compartilharam com você, acesse a seção Compartilhados comigo em "Meu Drive".
Nenhum comentário:
Postar um comentário