Mapas Conceituais no Processo de Ensino-Aprendizagem: aspectos práticos

Mapas Conceituais são estruturas esquemáticas que representam conjuntos de ideias e conceitos dispostos em uma espécie de rede de proposições, de modo a apresentar mais claramente a exposição do conhecimento e organizá-lo segundo a compreensão cognitiva do seu idealizador. Portanto, são representações gráficas, que indicam relações entre palavras e conceitos, desde aqueles mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para a facilitação, a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos a serem abordados, de modo a oferecer estímulos adequados à aprendizagem.
construção de Mapas Conceituais (Novak & Gowin, 1996) propõe que as temáticas sejam apresentadas de modo diferenciado, progressivo e integrado. Pela diferenciação progressiva, determinados conceitos são desdobrados em outros conceitos que estão contidos em si mesmos, parcial ou integralmente, indo dos conceitos mais globais aos menos inclusivos, conforme pode ser observado na figura abaixo.
Exemplo de mapa conceitual sobre aprendizagem significativa, elaborado por Novak e Cañas (2010). É possível observar como os conceitos estão distribuídos e correlacionados entre si, formando um verdadeiro mapa.
Um mapa conceitual possui diversas utilidades práticas, destacando-se a avaliação da consolidação de um conhecimento adquirido pelo educando, não estando, portanto, mais próximo da apresentação de um conhecimento novo a este educando.
Assim, a utilização de um mapa conceitual como um método avaliativo, trata-se de uma técnica não tradicional e qualitativa, que busca observar como o aluno estrutura, organiza, hierarquiza, integra e relaciona conceitos de certa unidade de estudo, procurando obter evidências de aprendizagem significativa. Deve ser utilizado preferivelmente quando os alunos já possuem certa familiaridade com o conteúdo. Assim, os mapas de conceitos são bons instrumentos para representar a estrutura cognitiva do aluno, averiguando além dos subsunçores já existentes, as mudanças que ocorrem na estrutura cognitiva durante a instrução (MOREIRA, M. A. 1980)
Como representações gráficas, os Mapas Conceituais (Faria, 1995) indicam as relações existentes entre conceitos, conectando-os através de palavras-chave e oferecendo estímulos adequados aos educandos. Também, servem como instrumentos de transposição do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo no processo de ensino-aprendizagem.
Nesta perspectiva, são abordadas as concepções da aprendizagem por recepção, dando ênfase à aprendizagem verbal e às representações visuais, que são predominantes nos espaços escolares. Logo, a ferramenta didática Mapa Conceitual pode servir para tornar mais significativa a aprendizagem aos educandos, permitindo-lhes estabelecer relações sistematizadas entre os conteúdos apresentados com os conhecimentos anteriormente assimilados. Estes instrumentos se aplicam a diversas áreas do ensino e da aprendizagem, como  planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.
Leia também:
Referências:
AUSUBEL, D.P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
AUSUBEL, D.P., NOVAK, J.D. and HANESIAN, H. Educational Psychology. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1986.
FARIA, de Wilson. Mapas Conceituais: aplicações ao ensino, currículo e avaliaçãoSão Paulo: EPU - Temas Básicos de Educação e Ensino, 1985.
NOVAK, J.D. & GOWIN, D.B. (1996). Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1986.

MOREIRA, M. A.; Mapas Conceituais como Instrumentos para Promover a Diferenciação Conceitual Progressiva e a Reconciliação Integrativa. Ciência e Cultura, 32, v. 4: 474-479, 1980.

Encerramento do Curso Google para Educadores - 60h

No dia 19/07 aconteceu o encerramento da primeira turma do Curso Google para Educadores. De todos os professores inscritos apenas um não concluiu. Foi um curso de 60h onde cada participante foi dedicado, comprometido e muito interessado. O curso é complexo e depois de fazermos uma roda de discussões achamos melhor trabalhar os Apps do Google por Oficinas de 8h para que cada um seja explorado e dominado na sua totalidade.
O curso foi excelente, mas devido a carga excessiva de trabalho dos professores, por não terem quem o substitua e por terem que recuperar suas aulas, poucos se fazem presentes e interessados.
As escolas estão cheias de equipamentos tecnológicos, mas a infraestrutura de recursos humanos e gestão implicam e muito quando o professor precisa se ausentar para se aperfeiçoar.
Com todas essas dificuldades esse grupo foi ímpar...diferenciado e que farão a ponta na escola, pois seus alunos terão acesso há muitos recursos antes desconhecidos.
Esperamos ter mais grupos como este e obter sucesso em nossas formações, mesmo com tantas dificuldades encontradas nesses últimos anos.





Oficina de Netbooks, Liberação dos e-mails @educar, Educom+ e EducomTchê

No dia 18/07 aconteceu mais uma oficina explorando os netbooks das escolas. Na oficina os professores receberam informações básicas para uso dos netbooks em suas escolas, liberação e ativação da conta institucional do @educar. Exploramos algumas possibilidades de uso dos Apps do Google e oportunizamos o cadastro e acesso ao Educom+ e EducomTchê  para que possam usufruir de todos os materiais e idéias compartilhadas e também poderem publicar e divulgar seus trabalhos.
Foi um dia proveitoso e embora o grupo que compareceu fosse pequeno, podemos deixar todos as possibilidade de uso de todos os recursos explorados e o compromisso de socializarem em suas escolas.




Formadores do NTE em formação: Curso Google para Educação!


10/07/2016

Domingo também é dia de estudar!
Professores de Santo Antônio da Patrulha, Osório, Tramandaí, Imbé, Gravataí, Capão da Canoa concluíram o curso edição 2016 com um Seminário Final de socialização da produção no Classroom de cada participante do curso. 
Foi um belo evento onde belíssimas produções abrilhantaram o encerramento deste curso MARAVILHOSO ofertado pelo Polo de santo Antonio.
Eu e a Neuza, minha colega de fé...a última aquisição do NTE/Osório: impecável, solicita, generosa e muito competente, ficamos muito felizes em fazer parte desse curso, o qual já estamos replicando no NTE nos mesmos moldes da professora Dilce, pois na minha caminhada de estudos, esse foi um dos melhores cursos que já fiz!!! A professora Dilce e sua equipe estão de parabéns!!!
Temos certeza que os professores concluíram esse curso farão a diferença nas suas escolas!!!

Parabéns a todos que tiveram o privilégio de levar este saber para suas escolas.









Participando do Encontro dos NTEs da SEDUC. 
Dia 06/07 - Momento de apresentação das ações desenvolvidas nos NTEs.
Dia 07/07 - Organizando em conjunto ações para o segundo semestre de 2016.
Foram dois dias de muito trabalho e informações indispensáveis ao nosso bom trabalho.
Estamos muito bem representadas na SEDUC!!
Queridas Bia, Márcia, Alcione, Sônia,Fabrícia e Magda...vocês são nossos braços direitos...tão longe e tão perto, sempre!!!!
Obrigada por tudo!!!





Ontem foi mais um dia de encontro do Curso Google para Professores da 11ª CRE. Alguns colegas não puderam comparecer, mas estamos orgulhosas desse grupo, pois estão realizando belíssimos trabalhos com os Apps do Google após a liberação da conta do @educar.





Visita a Escola Indígena Kuaray Rese - Osório

Na sexta-feira passada, 1º de julho, fomos conhecer a escola indígena Kuaray Rese. A escola fica em Osório na Estrada do Mar, tem 11 alunos e é coordenada pela professora Josieli da 11ª CRE.
A escola tem uma estrutura física adequada, porém as condições de internet não são boas.
Os professores Indígenas, Sérgio e Eloir trabalham a Língua Materna e a Língua Portuguesa, bem como todos os conteúdos previstos para cada série da escola.
Foi nossa primeira visita a uma escola indígena e aproveitamos para organizar e assessorar a diretora da escola em relação aos computadores da escola.