Importância da Inovação é destacada em formação para NTEs

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início nesta quinta-feira (13) a formação para os núcleos de tecnologias educacionais (NTEs) e coordenações pedagógicas das regionais. A atividade ocorre no Centro de formação da Procergs, no bairro Tristeza em Porto Alegre e tem como pauta a articulação política entre os núcleos e o pedagógico das CREs, além da avaliação do ano e planejamento de 2013.
É preciso que a escola transforme seu espaço num ambiente lúdico, criativo e colaborativo e que alunos e professores sejam parceiros/amigos na construção do processo.
Vamos repensar essas práticas, colegas?
A formação segue com oficinas sobre portais de escolas e tablet, palestras sobre democratização do conhecimento tecnológico no Ensino Médio, com os assessores Jonas Tarcísio Reis e Vera Ferreira e sobre o Projeto Província de São Pedro, com a coordenadora do projeto, Maria Lucia Pinto. Na sexta-feira (14), ocorre uma mesa redonda com a diretora do Departamento de Logística e Suprimentos, Ana Figueiroa e com a diretora-adjunta do Departamento Pedagógico, Vera Amaro.

E- Proinfo

No dia 12/12 os NTEs estiveram reunidos na SEDUC para explorarem o novo ambiente do E-Proinfo.
O curso para tutores no E-Proinfo teve a Coordenação da colega Maristela Brizzi, de Ijuí. A colega teve a formação em Brasília e deu a formação para os NTEs.
Para o ano de 2013 os NTEs ofertarão cursos em EAD utilizando o Ambiente Colaborativo E-Proinfo.
Sua nova versão, unifica os ambientes administrativo e de aprendizagem, e traz novas ferramentas que oferecem diversas facilidades para o usuário.
Vale a pena nos aventurarmos com nossos professores!!



Informatização da FICAI: mais um passo pela permanência do aluno na Escola

A FICAI é um instrumento que visa à adoção de um procedimento uniforme de controle da evasão escolar em todo o Estado do Rio Grande do Sul, que se materializou, inicialmente, em Porto Alegre, através de termo de compromisso, firmado em 1997 pela Coordenadoria das Promotorias da Infância e da Juventude, Conselhos Tutelares, Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Educação. No primeiro semestre de 1999, já contabilizava o Ministério Público idêntico compromisso firmado por 409 dos 467 Municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

No sistema de operacionalização da FICAI, a atuação da Escola é primordial, pois, além da família, as instituições educativas são fundamentais na complementação do desenvolvimento pessoal e social das crianças e adolescentes, representando não apenas um espaço físico, mas também uma extensão do corpo social que convive com os desafios trazidos para seu interior. Ressalta-se como fundamental seu papel inovador à medida que age ativamente, de forma flexível, permitindo e possibilitando espaço de ousadia em sua política pedagógica, quando as circunstâncias sócio-educacionais o indicarem. Tal concepção rompe com a dimensão meramente organizativa e funcionalista da Escola.

Nessa senda, o agente principal do processo é o professor. Cabe a ele diagnosticar quando o aluno não está indo à Escola e desencadear o movimento, por meio do preenchimento do documento denominado Ficha de Comunicação do Aluno Infreqüente - FICAI, acionando a Equipe Diretiva que, juntamente com o Conselho Escolar e em parceria com as entidades organizadas da comunidade escolar, deverá realizar contato com a família e todos os movimentos necessários para possibilitar o retorno do aluno. Por certo, a Escola poderá criar suas próprias alternativas no sentido de resgatar seu aluno de um processo de exclusão social.
 
Para que a FICAI seja mais efetiva, os NTEs serão parceiros das CREs na informatização das FICAIs, uma vez que estes formarão gestores para auxiliarem e efetivarem a realização da mesma.
Neste encontro os Coordenadores de NTEs, juntamente com dois representantes das CREs, Coordenador Pedagógico e outro setor, estiveram reunidos afim de afinarem os passos para em 2013 iniciar novas formações e começar o trabalho com as FICAIs nas escolas.
O NTE de Osório sentiu-se imensamente honrado por ter a companhia e parceria da Coordenadora Pedagógica da 11ª CRE, Goretti Paz, bem como de um colega da casa, parceiro também, Jeferson Silveira. O foco da educação deve ser a parceria e vejo nessa equipe tal possibilidade.
O evento contou com a colaboradora da FICAI, Marsia Maria Sulzbacher, da Divisão de Demanda Escolar/SEDUC.
 
 
 


 

Parceria que dá gosto

II Seminário de Boas Práticas Digitais, NTE Osório e NTE Guaíba, foi um sucesso.
Confira a matéria no site da SE.

Um pouco do muito que foi o III Seminário de Boas Práticas Digitais!











Amigas do NTE de Guaíba: o meu muito obrigada pela parceria no Seminário de Boas Práticas Digitais 2012


Recados
Recados

Dia de trocas e múltiplas descobertas

O que resta é agradecer pelo dia de ontem: 3º Seminário de Boas Práticas Digitais NTE/Osório e Guaíba.
Dia de muitas trocas e trabalho proveitoso, sem falar nos professores os quais foram nossos parceiros fiéis e dedicados no evento.
Muito obrigada mesmo!!!
A parceria com as colegas do NTE de Guaíba, Elena e Simone, da coordenadora da 12ª CRE e a colega da minha CRE, setor de Informática, Sandra Milani, permitiram que esse seminário fosse fantástico...prazeroso e muito satisfatório.

As escolas particpantes da 11ª CRE foram muito bem representadas, pois seus professores trabalharam com desejo e seriedade.
O NTE de  Osório está de portas abertas para atendê-los no que for preciso e possível, e sente-se imensamente feliz pelo sucesso do evento.

MODELIZAÇÃO CONCEITUAL: UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE MODELAGEM COMO ESTRATÉGIA COGNITIVA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

Compartilhando...segue abaixo o link com o material da Dra Solange Capaverde Santos/UFRGS sobre Mapas Conceituais.  

Vale a pena a leitura!!

Joseph Donald Novak - criador do Mapa Conceitual

Joseph Novak, é conhecido mundialmente pelo desenvolvimento da teoria do mapa conceitual na década de 1970.
Sua pesquisa está centrada na aprendizagem humana, em estudos educacionais e na representação do conhecimento. Sua teoria de mapa conceitual tem por finalidade orientar a investigação e instrução, tendo sido publicado pela primeira vez em 1977 e atualizado em 1998.
Seu trabalho de investigação inclui estudos sobre a aprendizagem do aluno e epistemologia, além da aplicação de métodos pedagógicos e ferramentas (como o mapa conceitual), em grandes corporações e programas de ensino à distância. Em seu trabalho inclui o desenvolvimento de mapas conceituais como instrumento de aprendizagem, utilizando CMapp juntamente com a Internet e outros recursos, proporcionando Um Novo Modelo para a Educação.

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Novak


Salvando o Mapa Conceitual - Youtube

Mapa Conceitual no Word - Youtube


Mesmo sem acesso à internet, o trabalho com Mapas Conceituais também é possível. Segue o tutorial para auxiliar o professor no seu dia a dia.

Conhecendo o CmapTools - Vídeo Youtube

Mapa Conceitual

Sugestão de blog

Educa Tube é o blog do meu colega de NTE, José Roig, de Rio Grande. Um profissional apaixonado pelas tecnologias e educação. Vamos conferir e fazer uso das inúmeras possibilidades educativas que ele sugere em seu blog.

Mapa Conceitual: CmapTools

Trabalhar com Mapas Conceituais é uma possibilidade de acompanhar o desenvolvimento e o raciocínio na construção do conhecimento de nossos alunos. Acesse o link e descubra como utilizar esta maravilha no labin de sua escola.
CmapTools

Compartilhando

Linux 4.0

O Linux Educacional tem como objetivo facilitar a utilização de software livre em ambientes de informática voltados para a educação, proporcionando aos técnicos, professores e alunos uma maior liberdade de personalização do ambiente.
A versão 4.0, com novos recursos de interface e diversos aplicativos novos, foi desenvolvida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio dos técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional. Ela já está disponível em todas as escolas públicas brasileiras através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo).

Curso Elaboração de Projetos

O curso Elaboração de Projetos teve encerramento dia 02/07 e deixou saudades. Os 05 professores que concluiram o curso, dos 16 que estavam inscritos, foram excelentes em seus projetos.
Um grupo que começou e terminou unido...algumas amizades foram fortalecidas e outras criadas. A proposta de trabalho com projetos, como sugeriam os autores, foi contemplada e os cursistas se dedicaram e fizeram o melhor.
Um projeto mais encantador que o outro...as trocas em nossos presenciais e por e-mail enriqueceram o grupo. Nos afinamos e mentivemos a postura de educadores engajados pela proposta de criação e autoria. Cada proposta envolveu e contemplou os objetivos do curso, onde o foco era a autoria e a criatividade, o que não faltou.
A professora Elza com sua proposta de trabalho com as merendeiras: levar as TICs para o refeitório e lá organizar, controlar e aprimorar o trabalho. Permitir que suas cozinheiras conhecessem o computador e através dele se organizarem melhor com as merendas e cardápios.
As colegas Carla e Odete Salerno com a grandiosidade do trabalho com valores...um projeto de resgate do ser humano envolvendo a comunidade inteira; todos os seguimentos.




A professora Geane Selau com a proposta de trabalho sobre Ciclone...aproveitou a realidade da sua comunidade, bem como de seus alunos, para resgatarem e aperfeiçoarem sua pesquisa sobre o fato que arrasou sua cidade alguns anos atrás: Torres. Brincar com massinhas de modelar e sair às ruas buscando informações e fazendo pesquisas possibilitou aos alunos resgatarem o afetivo e histório ao mesmo tempo...quanta maravilha!!!! Uma beleza de grupo!!!!

Inserindo as Tecnologias na EEEF Professor Milton Pacheco

O começo desta quinta-feira foi muito bacana: parceria com a professora Nara Pereira no laboratório do NTE. Hoje o assunto foi sobre Energia Eólica e claro a exploração sobre o nosso Parque Eólico.
A turma de 4º ano esteve atenta e participativa durante a explanação: davam suas contribuições.
Oportunizar o mundo virtual e a grandesa das possibilidades desse tipo de trabalho é muito satisfatório, pois percebemos que a atenção e a curiosidade dos alunos ficam aguçadas e que estão nas escolas para isso: inovar, cooperar, participar e, de fato, aprender.
A procura pelo apoio do NTE é muito importante e que bom que os professores estão procurando por isso.
E para preservar nossos alunos, os rostinhos foram marcados...é isso aí, nada de registro sem autorização!!!

Formação Pedagógica EEEF Professor Milton Pacheco

O retorno das férias escolares, da EEEF Professor Milton Pacheco, teve início nesta segunda-feira com a colaboração da professora gestora e responsável pelo NTE/11ª CRE, Silvana Pires Silveira, cuja proposta é fomentar propostas de inserção às TICs ao ensino.
Vamos trocar e discutir possibilidades viáveis em relação ao uso da tecnologia no fazer pedagógico da escola.






Possibilidades de trabalho com o uso das TICs
  
  • Manhã: Séries Finais


 1. Blog Professora Maria Bianca


 2.  Projeto Amora - Instituto de Aplicação UFRGS

 

  • Experimentando o mundo
A oficina Experimentando o Mundo tem o objetivo de construir noções a respeito de conceitos relacionados às Ciências Exatas e da Natureza, em especial nas áreas de Física e Química, a partir de experimentações propostas aos estudantes do Projeto Amora. Acompanhe os registros das atividades desenvolvidas

 A Oficina Corta, Cola, Costura objetiva definir territórios de conhecimento cujas fronteiras são muitas vezes enevoadas, mas que constituem áreas profundamente diversas em suas essências, como as Artes Visuais e o Artesanato.


 A oficina  "Mexa-se"  visa proporcionar um momento rico em desafios corporais em ritmo e música. As propostas levam em conta o desenvolvimento da criatividade por meio de recursos sonoros e rítmicos  presentes no teatro,  na dança e na expressão corporal, aliados ao uso da tecnologia. Nesse trabalho, propõe-se a observação e utilização de objetos presentes no contexto escolar, com o objetivo conferir novo significado para os mesmos. Foram construídas estratégias metodológicas para a desenvolver a dinâmica das atividades. Nesse contexto, os estudantes são desafiados a registrarem e a representarem os momentos mais significativos da oficina, por meio de fotos, desenhos, textos e filmagens. Tais representações são levadas em conta no planejamento e desenvolvimento das atividades propostas.

  •  Comer bem ou não, eis a questão!
    A ideia dessa atividade integrada é tratar de hábitos saudáveis, procurando problematizar a influência da mídia sobre as crianças e adolescentes, bem como conhecer algumas das doenças (físicas e emocionais) decorrentes da má alimentação. Pretendem-se construir, a partir da realidade dos estudantes, estratégias para hábitos saudáveis, de acordo com suas necessidades pessoais, buscando uma melhor qualidade de vida e a prevenção de doenças. A partir de um levantamento de dados sobre alimentação dos alunos, verificamos a importância de trabalhar: alimentação, prática de atividades físicas, sono e tempo de uso de aparelhos eletrônicos.

                            Como utilizá-lo?

      3.Projetos


  • Teleduc


Fonte: Projeto Amora


  • Tarde: Séries Iniciais

Sites infantis: sugestões de atividades para as séries iniciais











Seminário de Boas Práticas Digitais 2012



No dia 28/06/2012, ocorreu o Seminário de Boas Práticas Digitais – NTE Osório/11ª CRE e NTE Guaíba/12ª CRE na Escola Estadual de Educação Profissional Dr. Solon Tavares,
Rua Santa Maria, 2300 – Jardim dos Lagos em Guaíba.
O Seminário, organizado pela professoras Silvana Pires Silveira e Elena Turski Plocharski com o objetivo de socializar Boas Práticas Digitais em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, o qual contou com a parceiria dos professores oficineiros: Fabiane da Silva Rosa,José Filipe de Quadros Nunes e Cristiano Centeno Specht, representando o NTE de Guaíba e Sigrid Maria de Oliveira Disconzi, juntamente com a professora Sirlei Terspach de Souza, representando o NTE de Osório, além de representantes das duas CREs – José Nilson dos Santos Farias/11ª CRE e Tânia Beatriz da Cunha Garcia/12ª CRE .

Foi um dia muito rico e proveitoso. Oportunizar trocas e perceber a cooperação e a colaboração entre os envolvidos nos faz acreditar que inserir as TICs ao ensino é algo indispensável e extremamente possível.

O NTE Osório e Guaíba sentiram-se honrados e felizes com o evento. Agradecemos a todos pelo esforço e dedicação dispensados para que pudéssemos realizar mais um Seminário de Boas Práticas Digitais.

NTE/Osório – 11ª CRE
NTE/Guaíba – 12ª CRE

Sempre em tempo

Com a correria do dia a dia e valendo-se de apenas um profissional, o blog do NTE esteve um período desatualizado, mas sempre é tempo e hoje recomeçarei a postar os trabalhos dos professores e as últimas notícias do NTE/RLN- 11ª CRE.
Vamos lá!!!
Bem, vamos começar pelo encerramento do curso de Blog e HagáQuê que ocorreu no dia 18/06, o qual contou com a participação de três dos quatro professores que se inscreveram. O público pequeno, mas cheio de vontade de fazer a diferença e mostrar que com amor e dedicação é possível ter uma educação de qualidade.



Mesmo com algumas alterações no cronograma do curso e o apoio escasso, o grupo foi além: buscou sozinho e não limitou-se aos dias de presenciais. Muito obrigada a estas queridas colegas que oportunizaram trocas e saberes. Até o próximo curso!!!!!

Oficina de Linux Educacional na EEEF Emílio Tarragô Assumpção

Como Formadora Gestora do NTE tive a oportunidade de aprender mais...ministrei uma oficina com 28 professores distribuido nos turnos manhã e tarde na EEEF Emílio Tarragô Assumpção em Arroio Teixeira.
Os professores se mostraram afim de aprimorar sua prática docente e a convite da colega Cibele Mann, professora da escola, preparei um material diversificado capaz de auxiliar os professores quanto a inserção das TICs no fazer pedagógico.
Falamos sobre o Linux Educacional...como funciona e em que difere do Windows, exploramos o HagáQuê através do Artur da escola. Apresentei para eles o CmapTools, o qual permite trabalhar com mapas conceituais em projetos pedagógicos, e fiquei feliz, pois alguns professores já o conheciam e sabiam da sua utilidade enquanto método de ensino.
Foi um dia muito produtivo! Sugeri alguns sites com materiais por disciplinas, listas de blog, o site Máquina de quadrinhos, do Maurício de Souza, enfim, oportunizei que conhecessem algumas possibilidades para interagirem no laboratório de informática com os alunos.
Espero que algo seja feito e que realmente os professores utilizem os programinhas apresentados, pois o NTE é parceiro da escola nesta caminhada e será um prazer observar as práticas a partir do que foi falado, trocado, visto e explorado.






Acima podemos observar a turma trabalhando e depois no encerramento da oficina. 
É sempre muito bom estar entre os professores!!!

Salvar história no HagáQuê

Siga os passos:

 Menu História     
=>    Salvar história
=>   Novo autor (digite o seu nome)  
=> Novo título (dê um título à sua história) 
=>  Nome do arquivo (nomeie) 
=>  Na pastinha amarela selecione o local para guardar a história.

Dica: Dê o mesmo nome da história ao arquivo, assim você não se perderá.

Depois de toda história ok e salva, publicar na internet.

Colegas trabalhando no curso Blog e HagáQuê



Na manhã desta segunda-feira, as colegas Gabriela Grassi Anflor e Cibele Cortes Mann estiveram presentes em mais uma aula do curso Blog e HagáQuê na Educação, promovido pelo NTE/RLN-Osório.
É muito bom ver a empolgação, compromisso e curiosidade das colegas diante do atual desafio de educar inserindo as mídias. É apostando nestes perfis de educadores que acreditamos num futuro melhor e mais qualificado para nossos alunos.
É muito bom tê-las comigo!!!

Os cursistas: Elaboração de Projetos/40h



Montagens e Molduras para Fotos


Eis aqui alguns dos professores que fazem parte do Curso Elaboração de Projetos/40h. Uma turm alegre e cheia de vontade de fazer a diferença na sua escola. Obrigada por participarem de mais este curso oferecido pelo NTE/RLN-11ªCRE.

Oficina de Scratch



Estes foram os colegas que socializaram conosco a oficina Scratch
Durante as explicações ao grande grupo, os colegas manifestaram a vontade de compartilhar com os mais diferentes grupos, o dia do Scratch no mundo, ou seja, Scratch Day...vamos divulgar...acessem e colabore.
Para quem quiser usar o software portable é fácil, basta fazer o download Scratch Portable
e carregá-lo para onde quiser. Vale a pena conferir!!!

Oficina de Robótica





A Robótica Educacional tem se mostrado uma importante ferramenta para motivar e construir conhecimento no contexto escolar.
Com o uso de kits semiestruturados, como o LEGO Mindstorms, para a construção e a programação de protótipos por jovens do Ensino Fundamental, a robótica desponta como uma atividade que potencializa a ação mental e a resolução de problemas.
Utilizando os blocos LEGO, engrenagens, sensores, motores e a linguagem de programação simples e intuitiva do software Robolab, jovens e adultos podem construir pequenos robôs que realizam funções programadas de maneira autônoma.
Na oficina de Robótica Educacional, os colegas conheceram um pouco mais sobre a ferramenta e depois socializaram com o grande grupo, sobre essa ferramenta e as possibilidades do seu uso no meio escolar, especialmente no Ensino Fundamental.

Oficina QR Code




O QR Code é uma tecnologia que poucas pessoas no Brasil conhecem. Trata-se de um aplicativo gratuito para qualquer celular que permite ao usuário apontar a câmera para uma figura, que é na verdade um código de barras 2D, e o programa transforma a imagem em uma informação específica.


O QR Code está sendo cada vez mais utilizado em anúncios publicitários, videoclipes e uma série de outras situações. O mais legal é que você mesmo pode criar um QR Code também! Ficou curioso para saber melhor como funciona? Então confira a matéria que produzimos.

Oficina de Etoys

Na oficina de Etoys,na tarde do dia 12/04, no Centro de Treinamento da PROCERGS, aprendemos a utilizar o software Squeak Etoys , cuja origem se deu da linguagem LOGO e segue ainda nos mesmos princípios do "programa da tartaruga" desenvolvido por Seymour Papert e sua equipe nos anos 80.

A antiga tartaruga do LOGO, para a qual criávamos comandos escrevendo na tela ("PF 100", "PT 30"), agora pode ser transformada em infinitos objetos e possibilidades diferentes.

Nesta oficina começamos a aprender alguns dos recursos do programa: brincando, mexendo, simulando nossas criações no computador. O grupo ficou empolgado e motivado com a exploração feita bem como a interação e cooperação do professor Juliano Bittencourt - Especialista em Educação e Tecnologia e membro da ONG OLPC. Vamos ver no que resultou a oficina?


Eu e a colega Nilva, do NTE de Vacaria, socializando a oficina com o grande grupo.