Como remover Vírus de Pen-drive no Linux Educacional?

Pessaol compartilharemos com vocês uma dica muito importante e esclarecida pelos colegas do NTE de Marabá.

Vocês sabem como remover vírus de pendrive no Linux? Então, vamos descobrir?

No Linux Educacional ou em qualquer outro Linux, os vírus existentes em Pen-drive são bem fáceis de remover.
Quando você plugar o Pen-drive e abrir a janela que mostra os arquivos, dá para observar que há alguns arquivos e pastas que não tem nada haver com seus documentos que estão armazenados no Pen-drive como, por exemplo, 6PHX.COM, CMD.COM, POWER POINT.EXE, RECYCLER, RECLYCER32..., etc, que com certeza são vírus. Basta selecionar esses arquivos estranhos, e clicar SHIFT+DELETE para removê-los.
No entanto, o famoso worm Ise32.exe, mais conhecido como RECYCLER ou sua variação o RECYCLER32, que dá dor de cabeça para muitas pessoas pelo fato dele sempre se “regenerar”, mesmo quando é deletado, e que nem mesmo a maioria dos anti-vírus conseguem remover, requer um pouquinho mais de trabalho.
Nas propriedades da pasta RECYCLER, entre na aba PERMISSÕES e em PERMISSÕES DE ACESSO mude todos para “Pode ver e Modificar o conteúdo”, marque a última opção da janela “Aplicar mudanças” e dê OK. Depois é só apertar SHIFT+DELETE para removê-lo.
Mas se nessa tentativa você não conseguir a permissão para que sejam alteradas as permissões de acesso, como acontece nos vírus AUTORUN.INI e CMD.EXE, a saída é removê-los direito do terminal usando a senha de ROOT.
- Como ROOT, acesse o Pen-Driver pelo terminal que está em /media; comando (cd media)> cd media > cd KINGSTON (Pen-Drive KINGSTON é um exemplo).

- digite o comando: rm -rf recycler, depois repita com o RECYCLER32, se estiver infectado.

Nenhum comentário: