Governo do Estado entrega tablets a professores e tratores a escolas agrícolas

Com o Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini lotado, foi realizada nesta terça-feira (05), a solenidade que marca o início do ano letivo na rede estadual, com a entrega simbólica de tablets a professores e de tratores para escola técnica agrícola de Viamão. Também na cerimônia, com a presença do governador Tarso Genro e dos secretários estaduais da Educação, Jose Clovis de Azevedo, da Cultura, Luiz Antonio Assis Brasil, a secretária adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento, os alunos da rede estadual que se destacaram nas olimpíadas nacionais de Português e de Matemática em 2012 foram homenageados e receberam diplomas de reconhecimento do Governo do Estado.

Os tablets que começam a ser entregues vão qualificar tecnologicamente o trabalho de 22 mil professores efetivos que atuam em escolas de Ensino Médio da rede. O investimento, em parceria com o Governo Federal, chega a R$ 15 milhões, entre equipamentos, infraestrutura e formação. O professor José Diedrich da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, representou os professores na solenidade. "Esta é mais uma ação de qualificação da educação gaúcha", resumiu.

Os tratores, dois para cada uma das 27 escolas técnicas agrícolas estaduais, vão qualificar o trabalho e a aprendizagem dos alunos, depois de duas décadas de ausência de investimento neste tipo de equipamentos. Para o diretor da ETA de Viamão, professor Evandro Cardoso Minho, os novos tratores vão oportunizar aos alunos a tecnologia de ponta. "Trata-se de um investimento para que as escolas possam oferecer aos estudantes o conhecimento e o domínio da nova tecnologia, e investir em educação e agricultura significa alimentar nossa população no futuro".

Dois alunos, representando os vencedores - de medalhas de ouro, prata e bronze das olimpíadas de matemática e os finalistas da olimpíada de português - enfatizaram a qualidade que existe nas salas de aula das escolas públicas. "Aqui temos um exemplo de que a educação está sendo valorizada; esse é um incentivo e um estímulo para nos esforçarmos mais", enfatizou Gabriela Dalbosco, finalista em língua portuguesa. "Mais do que ser um vencedor e obter reconhecimento, conhecer pessoas, novos lugares do país, é gratificante saber que a gente obteve isso não comprando um pacote de viagem, e sim com o esforço de nossos professores e nossa inteligência. Nós somos um exemplo de que vale a pena investir em educação", disse a aluna da Escola Estadual de Educação Básica Aratiba, na região de Erechim.

Josué Knorst, medalha de ouro em matemática, também destacou o aumento dos investimentos na educação. "Não estou sozinho, somos cem alunos medalhistas de ouro no país", disse. Josué lembrou que na primeira vez em que participou da olimpíada de matemática, a delegação vencedora do Rio Grande do Sul tinha oito pessoas. "Hoje, somos 42, e isso expressa a diferença e a prioridade que a educação está recebendo do Governo do Estado", falou o aluno, agradecendo e dividindo o mérito da conquista com os professores.

"Este momento expressa concretamente um passo importante na recuperação física, pedagógica e técnica nas escolas da rede", destacou o secretário da Educação, José Cóvis Azevedo. No início do ano letivo, o titular da Seduc lembrou os aspectos da retomada da qualidade na educação estadual, como a conclusão de 933 obras emergenciais, dos 1.050 processos encontrados parados em 2011, que receberam mais de R$ 142 milhões, o início da licitação, em abril, dos projetos das 524 escolas que integram a primeira etapa do Plano de Necessidades de Obras (PNO), a política salarial que possibilita um aumento real de mais de 50% aos professores gaúchos. "Esses são exemplos da política de recuperação que é de longo prazo", afirmou.

Tarso Genro destacou a fala dos estudantes e fez uma breve retrospectiva do trabalho de governo nos dois primeiros anos. Para o governador, o ato é mais um exemplo que demarca a diferença dos projetos e governos. Retomar a educação de qualidade, recuperar as escolas, prosseguir na política de recuperação salarial do magistério são prioridades do governo, enfatizou.

Nenhum comentário: