Seduc realiza formação pedagógica em tecnologias educacionais


Os assessores dos 30 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) estão reunidos no Centro de Treinamento da PROCERGS para a Formação Pedagógica em Tecnologias Educacionais, evento pensado e organizado a partir das solicitações das equipes, objetivando o compartilhamento das mais diversas práticas pedagógicas implementadas pelos Núcleos durante e/para a formação de professores.
Sob a coordenação da professora Maria Lucia Pinto – Coordenadora Pedagógica do Província de São Pedro - um Grupo de Trabalho formado por representantes dos NTEs de Estrela, São Luiz Gonzaga, Cachoeira do Sul, Santa Rosa, Três Passos, Pelotas, Osório, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Canoas  e Vacaria trabalhou durante os últimos dois meses na preparação e organização dos três dias de evento.

A socialização destas práticas reforça ainda mais a unidade de ação dos NTEs e oportuniza a troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para o aperfeiçoamento dos assessores e possibilitando o enriquecimento das formações oferecidas aos professores das escolas estaduais em cada região, através da exploração de novos recursos e proposição de novas atividades, envolvendo as tecnologias educacionais.
A Formação foi estruturada no formato de Oficinas, em que os 75 assessores atuam como ministrantes das oficinas aprendem ou aprofundam seus conhecimentos na exploração dos recursos tecnológicos que estão disponíveis nos Núcleos e nas Escolas, como os Tablets Educacionais, as Lousas Digitais e os Netbooks do Programa 1:1. 

Fonte Secretaria da Educação

E o Curso de Formação começou...

No dia 20/11 teve início, no Centro de Treinamento da Procergs, o Curso de Formação Pedagógica dos NTEs.
Um dia cheio de trocas muito significativas, sem contar a união e parceiria do grupo. Gente sedenta e cheia de saber! Um grupo que se dedica e procura conscientizar os professores quanto ao uso das TICs na educação.
Nossa esperança é um atingir esse professorado e ter o retorno ao ver e saber que nossos alunos estão tendo bom acesso às TICs na construção da aprendizagem.











Curso de Formação Pedagógica em Tecnologias

Reunião preparatória para o curso de formação pedagógica. Dois dias de bastante trabalho e trocas...um grupo de colegas maravilhoso!! Gente bacana, inteligente e muito competente...que venha o 4º GT.








Oportunidade de graduação pela Plataforma Freire

A Unidade de Osório estará ofertando o curso de Pedagogia pela Plataforma Freire (Parfor) em convênio com a Capes, a iniciar em agosto de 2014. 
O curso é destinado somente a professores que não possuem licenciatura e que atuam como docente em escolas públicas (devem constar no Eduacenso).
 Para inscrever-se devem acessar o site http://freire.mec.gov.br/index/principal e realizar a inscrição pelo site, até dia 13/01/2014.  Serão ofertadas 40 vagas e a turma vai ocorrer com mínimo de 25 alunos.

Seguem abaixo os demais cursos ofertados pela Uergs/Parfor em outras unidades:

Estão abertas as pré-inscrições para os cursos ofertados pela Uergs através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor): o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (PEFPD) e o curso de Pedagogia Licenciatura.


  O PEFPD oferece formação pedagógica a tecnólogos ou bacharéis que atuam como docentes em escolas públicas. Para 2014, a Uergs disponibiliza 160 vagas, nas Unidades em Porto Alegre, São Luiz Gonzaga, Bagé, Cruz Alta. O Curso de Pedagogia disponibiliza 40 vagas na Unidade Litoral Norte – Osório.
 As inscrições poderão ser feitas até 13 de janeiro, somente pelo site da Plataforma Freire. 

E.E.E.B. Lourenço Leon von Langendonck de Maquiné vence concurso de curtas do Ministério da Educação


Vídeo ganhou mais de 700 votos e 500 comentários, ganhando em duas categorias do júri popular. Parabéns aos organizadores e principalmente aos alunos e professores por esta iniciativa e pelo belíssimo trabalho.
Escola de Maquiné vence concurso de curtas do Ministério da Educação Divulgação/Arquivo Pessoal
Alunos vão a Brasília para receber o prêmio pelo vídeo de "A Perseguida"
Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal
Com 7 mil habitantes, Maquiné, no Litoral Norte, se viu na torcida e nos computadores: a escola estadual Lourenço Leão Van Langendonck estava participando de um concurso de curtas, organizado pelo Ministério da Educação e que contava com voto popular.

Os cartazes na cidade e o plantão dos alunos na sala de informática do colégio para orientar a votação deram resultado. A escola ganhou duas de três categorias no júri popular, como vídeo com mais votos (714) e mais comentários (502).

Nessa semana, os 13 alunos da terceira série do Ensino Médio devem saber quando irão embarcar para Brasília para receberem o prêmio do II Festival Nacional Imagens em Diálogo com direito a uma câmera de vídeo digital, medalhas e certificados. O resultado saiu na sexta-feira passada. A disputa, cujo tema era "A Escola, a aula e eu" começou com mais de 80 vídeos enviados de todo Brasil. Desses, 27 foram selecionados para a mostra competitiva. A escola é a única gaúcha a ganhar a segunda edição do concurso. Ainda houve outras quatro escolas vencedoras, na categoria mais compartilhamentos pelo júri popular e três colocações pelo júri oficial.

O vídeo de cinco minutos de Maquiné se chama A Perseguida e conta a história de uma menina bonita que sofria bullying por mostrar seus dotes de cantora na internet:

— Foi uma maneira que encontramos de evidenciar que não necessariamente o bullying ocorre somente com características físicas. Às vezes um aluno que se destaca também pode sofrer com isso — comenta a professora orientadora, Ruchele Daiana Gonçalves Heinrich, 30 anos.

O filme na verdade é uma adaptação de uma história que nesse ano já tinha sido tema de teatro na escola. Isso porque, em 2012, uma pesquisa realizada pelos próprios estudantes mostrava que metade dos alunos do Ensino Médio se dizia sofrer ou praticar bullying. Então, vários trabalhos de conscientização foram feitos, inclusive o teatro.

— Hoje se vê que as pessoas estão mais abertas a falar sobre o assunto, o clima melhorou — comemora a atriz principal do curta, Marthina Rech, 17 anos.

A expectativa é que no ano que vem uma nova pesquisa seja feita para avaliar o impacto do projeto. Mas por enquanto é só alegria:

— Não imaginávamos que íamos ganhar. Foi muito legal ver como podemos nos mobilizar e vencer. Maquiné é uma cidade pequena e todo mundo estava votando e comentando. Para nós, foi uma vitória — salienta Marthina.

Formação da Lousa Digital 24/10/2013

No dia 24/10/2013 tivemos mais uma Formação da Lousa Digital na sala Guido Muri na 11ª CRE. Como a turma do dia 17/10 esta também mostrou-se interessada com este novo recurso tecnológico.
É muito bom poder fazer estas interações com os colegas de outras escolas. Observamos que muitos professores estão envolvidos e comprometidos com as tecnologias que estão disponíveis nas escolas.


O trabalho com a lousa deve ter, também, este fim: permitir que o aluno seja o autor de suas descobertas!!!