A educomunicação é um paradigma orientador de práticas que têm como
objetivo o fortalecimento do protagonismo dos sujeitos sociais, mediante
a gestão compartilhada e solidária das tecnologias da informação, num
exercício prático do direito universal à expressão. Visível nas ações do
movimento social, em toda a América Latina, a partir dos anos de 1960,
através da comunicação alternativa e da educação popular, o conceito,
sistematizado pelo NCE/USP, em 1999, tem como seu principal desafio,
hoje, converter-se em política pública, em condições de beneficiar,
no Brasil, um público representado por um total aproximado de dois
milhões e meio de professores e mais de 50 milhões de estudantes do
ensino básico, além de milhares de agentes culturais que se dedicam à
educação não formal. No Brasil, a educomunicação tem sido levada a
setores sociais voltados para as áreas da educação em saúde, em
sustentabilidade e em meio ambiente, através de ações que primam pelo
emprego de procedimentos dialógicos e participativos de comunicação.
A pesquisa sobre o conceito e o esforço para difundir sua prática tem
caracterizado a ação de aproximadamente 18 centros
de pesquisas, em todo o Brasil, com mais de 120 teses publicadas sobre o tema.
Frente a este cenário, a ABPEducom – Associação Brasileira dos Pesquisadores
e Profissionais da Educomunicação organiza, em Porto Alegre, em junho de 2015,
juntamente com a PUC/RS e com o apoio do NCE/USP e da UFSM, o VI
Encontro Brasileiro de Educomunicação e o III Educom Sul, com o tema
Diversidade e educomuncação: tecendo saberes e integrando práticas.
Encontro Brasileiro de Educomunicação e o III Educom Sul, com o tema
Diversidade e educomuncação: tecendo saberes e integrando práticas.
FONTE: 6educom
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