O QUE É EDUCOMUNICAÇÃO?

A educomunicação é um paradigma orientador de práticas que têm como
 objetivo o fortalecimento do protagonismo dos sujeitos sociais, mediante
 a gestão compartilhada e solidária das tecnologias da informação, num
 exercício prático do direito universal à expressão. Visível nas ações do
 movimento social, em toda a América Latina, a partir dos anos de 1960, 
através da comunicação alternativa e da educação popular, o conceito, 
sistematizado pelo NCE/USP, em 1999, tem como seu principal desafio, 
hoje, converter-se em política pública, em condições de beneficiar,
 no Brasil, um público representado por um total aproximado de dois
 milhões e meio de professores e mais de 50 milhões de estudantes do 
ensino básico, além de milhares de agentes culturais que se dedicam à 
educação não formal. No Brasil, a educomunicação tem sido levada a
 setores  sociais voltados para as áreas da educação em saúde, em 
sustentabilidade e  em meio ambiente, através de ações que primam pelo 
emprego de procedimentos  dialógicos e participativos de comunicação. 
A pesquisa sobre o conceito e o esforço  para difundir sua prática tem 
caracterizado a ação de aproximadamente 18 centros
 de pesquisas, em todo o Brasil, com mais de 120 teses publicadas sobre o tema. 
Frente a este cenário, a ABPEducom – Associação Brasileira dos Pesquisadores 
e Profissionais da Educomunicação organiza, em Porto Alegre, em junho de 2015, 
juntamente com a PUC/RS e com o apoio do NCE/USP e da UFSM, o VI 
Encontro Brasileiro de Educomunicação e o III Educom Sul, com o tema 
Diversidade e educomuncação: tecendo saberes e integrando práticas.


FONTE: 6educom

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