Nesta sexta, 28, os assessores de Educomunicação e coordenadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) estiveram reunidos com o Departamento Pedagógico e Departamento de Logística da Seduc para estabelecer estratégias para a formação de professores da rede estatual e para o monitoramento das boas práticas em Educomunicação nas escolas.
O encontro ocorreu no auditório da SEPLAN, em Porto Alegre.
A diretora do departamento Pedagógico, Leila Schann, valorizou o paradigma da Educomunicação nas políticas que irão permear a implementação das Escolas em Tempo Integral no Estado, bem como a relevância dos usos das Tecnologias da Informação e Comunicação na construção da Base Nacional Comum do Brasil.
 A coordenadora da Gestão da Aprendizagem, Nelnie Lorenzoni, destacou a importância das ações educomunicativas na gestão do conflito nas escolas estaduais.
Durante o evento, a assessora de Educomunicação, Sátira Machado, em conjunto com a MSTECH, apresentaram o curso “Educomunicação e TIC na Escola”, que será oferecido aos professores na modalidade EAD, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Seduc. Também foi analisada a proposta de um portal para dar visibilidade às boas práticas escolares no RS. “O lançamento do Portal Educom Tchê está previsto para o Dia do Professor, em outubro, e vai divulgar o trabalho articulado com as mídias nas escolas”, afirmou Sátira.
No primeiro semestre, os assessores de Educomunicação e coordenadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) das CREs já capacitaram mais de 10 mil professores para a Educomunicação e os usos das TIC nas escolas.



Fonte: Sátira Machado - Facebook

Um blog para ler e conhecer

Navegando na internet à procura de assuntos sobre educação, encontrei este blog com material muito rico, o qual será socializado com vocês.
Boa leitura!!
Leia AQUI.

Visita a EEEF Professor Dietschi

No dia 15/07 estivemos na escola Dietschi para conhecer de perto o belíssimo trabalho que a professora Ana Beatriz vem desenvolvendo na escola. A professora Ana é super envolvida e comprometida com as TICs no seu fazer pedagógico.

Há anos vem desenvolvendo um trabalho de qualidade com os alunos e com a comunidade local. No ano passado ganhou o prêmio Instituto Marlin Azul com o filme Lavadeiras de Arroio do Sal.

A escola está super bem organizada e amparada no uso das tecnologias pela professora Ana.

Nesta mesmo dia tivemos a companhia da Orientadora Educacional Regional, Catimar Farias, da empresa MSTECH, cuja visita foi divulgar os recursos tecnológicos disponibilizados pelo MEC e SEDUC-RS para uso com os alunos, bem como dar início ao Curso de Gestores - 40h -  Educomunicação e TIC na Escola para Gestores.

Foi um dia de muita conversa, interação e boas notícias, pois diante da maior resistência com o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola, temos colegas parceiros e comprometidos com esta questão.

Parabéns Ana!!!











Facebook Ana Beatriz

Facebook Escola Dietschi

Encerramento do XIX Fórum Internacional de Educação

Na manhã de quinta-feira, 23/07, último dia do Fórum, ocorreram palestras nos auditórios e no Salão de Festas da CNEC Osório, na Escola Rural, na Câmara de Vereadores, na associação da CEEE e na AFMO.

No auditório Felipe Tiago Gomes, Joyce Raimundo (SP) palestrou sobre Leitura e Letramento, abordando os anos inicias do Ensino Fundamental.






Cíntia Inês Boll (UFRGS) explanou sobre a potencialidade dos olhares educadores no contexto da Educação Básica.







"Abordagens afetivas e efetivas com educandos dos anos finais do Ensino Fundamental" foi tema da palestra de Leandro Alencastro, na Câmara de Vereadores.









A cêrimônia de encerramento iniciou às 14h no Ginásio da CNEC Osório, com o espetáculo Lendas do Brasil.

Em parceria com o CTG Herança Charrua, Grupo de Teatro Magia dos Alados, E.M.E.F. Luis Francisco Panni, E.M.E.F. 16 de Dezembro e Grupo de Dança Marli Bublitz, o Fórum Internacional de Educação fez uma viagem pelo Universo das lendas mais populares do Brasil.














A última atividade do XIX Fórum Internacional de Educação uma conferência com Ariana Cosme (Portugal) sobre o trabalho docente e os desafios educativos das escolas contemporâneas.








Fonte: FACOS

Segundo dia do Fórum: 22/0

O dia iniciou com uma roda de conversa no Auditório Romildo Bolzan, às 8h30min. Na continuidade aconteceram palestras na FACOS, na CEEE e na Câmara Municipal de Vereadores de Osório, sobre diversos temas educacionais.

Nelnie Lorenzoni (SEDUC/RS) palestrou sobre Vínculo afetivo, aprendizagem e violência escolar, na Câmara de Vereadores para cerca de 150 pessoas.

A Palestra que ocorreu na Associação da CEEE de Osório também contou com grande público, tendo a presença de Rosimar Squinsani (UPF).




Outras atividades também ocorreram nos auditórios e no Ginásio da CNEC Osório.








Além disso, o Fórum contou com a presença de bancas de livros na Área de Convivência Principal da CNEC Osório, trazendo mais comodidade para o público.

     





Participação no XIX Fórum Internacional de Educação

Depois de muito pensar encorajei-me e apresentei meu projeto do curso de Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem, realizado em 2007 na UFRGS.

Foi um final de tarde muito rico e proveitoso com a participação de alguns colegas que como eu, também socializaram suas boas práticas.








Fonte: FACOS





XIX Fórum Internacional de Educação



No dia 21 de julho teve início o XIX Fórum Internacional de Educação no Ginásio da CNEC em Osório com a abertura do palestrante paranaense Daniel Godri Jr., um grande público prestigiou o evento, que teve a cobertura da Rádio Osório e intérpretes de Libras para o público não-ouvinte. 

À tarde, houve apresentação cultural realizada pela APAE de Osório, seguida por uma palestra sobre os "conceitos para humanizar o cotidiano", com Gabriel Perissé, de São Paulo. 

Ao final do dia foram apresentados os trabalhos de professores nos locais indicados na programação, sob os temas: gestão, educação inclusiva, mídias no ensino médio, técnico e fundamental.

As palestras foram transmitidas simultaneamente no auditório Felipe Tiago Gomes (5º andar), para os demais participantes do evento.











Fonte: FACOS
Formação Pedagógica na EEEF Professor Milton Pacheco

Nos dias 20, 21 e 22 de julho ocorreu a Formação Pedagógica na escola e o NTE foi convidado a participar.
O tema da formação foi "Desafios e possibilidades para o sucesso escolar" e teve participação em massa dos professores.