Um exemplo real de projeto interdisciplinar



Eduarda Diniz Mayrink, coordenadora pedagógica, e Leninha Ruiz, formadora na área de Educação Infantil


A professora Islene Leal realiza atividade de leitura em um projeto que integrou Ciências, Língua Portuguesa, Artes e Matemática. 

Os projetos interdisciplinares na escola são objeto de muitas discussões entre educadores. Esse tipo de abordagem ajuda a organizar os conhecimentos, incentiva pesquisas e ajuda a estabelecer uma relação entre os saberes das diversas áreas.
Na escola em que atuo como coordenadora, a cada início de semestre, os professores se reúnem para elaborar os projetos. Em uma dessas ocasiões, tive a oportunidade de apoiar a realização de uma proposta da professora Islene Leal, para a turma do 2º ano.
A docente partiu de uma curiosidade de seus alunos, que desejavam conhecer melhor o Pantanal, explorar esse lugar tão distinto do ambiente urbano da nossa cidade de Rio Piracicaba, em Minas Gerais. Sabendo disso, Islene teve a ideia de levar a turma para uma “viagem a distância” às planícies alagadas, na qual todos pudessem explorar a natureza do lugar.
Para planejar as etapas, levantamos quais conteúdos poderíamos trabalhar e a quais áreas eles pertenciam. A análise levou em consideração o currículo do 2º ano e estabeleceu, além de objetivos gerais, outros específicos para cada disciplina. Meu papel foi ajudar a professora a estabelecer relação do tema com o currículo e assim planejar as atividades de forma integrada.

Leia na íntegra, AQUI.

Nenhum comentário: