A VIDA EM LIBRAS: TV INES

Quer aprender Libras?
Ou simplesmente aumentar seu vocabulário? 
Heveraldo Ferreira mostra sinais para quem quiser conhecer ou se aprofundar na língua, além de curiosidades e informações relevantes para o cotidiano. Cultura, esportes, educação, gastronomia e situações do dia a dia são alguns dos temas que A Vida em Libras aborda, sempre com o auxílio de animações, locuções e legendas.



             SOBRE A TV INES 

ACESSIBILIDADE, QUALIDADE E INOVAÇÃO: TV INES INTEGRA PÚBLICOS SURDO E OUVINTE
Parceria do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (ACERP) viabiliza a primeira webTV em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com legendas e locução
O País tem mais de 9,7 milhões de pessoas com dificuldade auditiva, de acordo com o último Censo do IBGE. Por isso, cresce entre surdos e ouvintes o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) – reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei 10.436, sancionada no dia 24 de abril de 2002.
A estreia da TV INES na internet também se deu num 24 de abril – reforçando a relação entre a conquista legal dos surdos brasileiros e a conquista de um canal de webTV acessível a todos.
A TV INES prioriza Libras e conta com legendas e locução em todos os produtos – o que a torna única na proposta de integrar os públicos surdo e ouvinte numa grade de programação bilíngue, já que Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa e tem gramática, sintaxe e léxico próprios.
O desafio diário de produzir um canal de televisão bilíngue e construir narrativas audiovisuais que conjuguem Libras e Língua Portuguesa, integrando públicos, é enfrentado por uma equipe de profissionais de televisão surdos, ouvintes, tradutores intérpretes e profissionais do Ines.
Na web 24 horas por dia (em streaming e vídeo on demand), com transmissão satelital e através de parabólica, e em aplicativos para celulares, tablets e televisões conectadas à internet, a TV INES oferece uma grade de programação eclética com foco na comunicação educativa: informação, cultura, entretenimento, esporte, documentários, desenhos animados, tecnologia, aulas de Libras, revistas eletrônicas, filmes com legendas descritivas e um talk show em Língua Brasileira de Sinais.
A Roquette Pinto desenvolveu aplicativos que podem ser baixados gratuitamente para aparelhos com sistema Android, iOS e Windows
Phone. Quem tem uma Samsung Smart TV (também chamada de TV conectada) pode acessar a tela Smart Hub, baixar o aplicativo da TV INES e ter acesso ao serviço de vídeos sob demanda (VoD). Desde a sua estreia, a TV INES conquista de maneira crescente e constante grande audiência nas diferentes plataformas e, em maio de 2014, ganhou o Troféu do Júri no Prêmio Oi Tela Viva Móvel – principal premiação para inovação em conteúdo móvel no Brasil.
Em 24 de abril de 2014, data de seu primeiro aniversário, a TV INES presenteou a comunidade surda com um portal acessível. Além de assistir a todos os vídeos produzidos e exibidos pelo canal, o usuário pode também enviar seus vídeos colaborativos, comentar as publicações, avaliar os programas e interagir com a TV INES nas redes sociais, sem precisar sair do portal.
Desenvolvido pela Roquette Pinto com a colaboração de profissionais surdos e ouvintes, o portal da TV INES se inscreve na filosofia da comunidade surda: “nada sobre nós, sem nós” e justifica, na prática, o slogan: TV INES – Acessível Sempre.

Nenhum comentário: