Firmada parceria que disponibilizará aos professores mais de 4 mil objetos de aprendizagem

Na terça-feira passada, 24/11/2015, os NTEs e CREs do estado do RS participaram do seminário Saberes Compartilhados: Qualificando a Educação Pública ofertado pela Secretária de Educação do Estado.
Durante o evento, que ocorreu no auditório do Ministério Público até o fim da tarde, foi firmada a parceria entre o Governo do Estado e a plataforma Escola Digital, que disponibilizará gratuitamente mais de 4 mil objetos de aprendizagem que poderão ser utilizados pelos professores no trabalho em sala de aula.
Vídeos, animações, games, aulas digitais e infográficos estão entre os conteúdos. Além de fazer buscas de objetos, os professores também poderão disponibilizar recursos de sua autoria, ou compartilhar boas práticas que estão publicadas em sites na internet. Para isto, basta acessar o ícone “Colabore”, no endereço educommais.educacao.rs.gov.br.
O acervo é categorizado por série, disciplina, tema, tipo de mídia, idioma, nível de acessibilidade para pessoas com deficiência, licença de uso, entre outros. O site também indica recursos capazes de apoiar a criação de novos objetos de aprendizagem, o trabalho com temas transversais e a realização de projetos na comunidade. O objetivo principal é promover o uso qualificado das tecnologias para melhorar a educação.
A plataforma Escola Digital é uma iniciativa do Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, foi construída com a colaboração do Instituto Educadigital, da TIC Educa e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e havia sido apresentada pela gerente do projeto, Maria Slemenson, ao secretário de Educação, Vieira da Cunha, durante reunião no final do mês de setembro.
“É um convênio importante e com custo zero. Trata-se de uma colaboração dos institutos Inspirare, Natura e Fundação telefônica Vivo para a nossa rede. O material já era disponibilizado para as escolas públicas de São Paulo, Paraná e Santa Catarina e agora o Rio Grande do Sul se integra a este pool de secretarias que vão contar com a parceria”, explica Vieira, que salientou a preocupação das instituições com a causa da Educação.
Segundo Maria Slemenson, a parceria com o Rio Grande do Sul está alinhada à estratégia de disseminar um recurso importante para transformar a educação do Brasil.
“Além do acesso a conteúdos multimídia, a Escola Digital amplia as fontes de pesquisa de qualidade, traz o aprendizado com linguagem adequada ao perfil de cada um e permite o avanço dos estudos em ritmos diferentes. Para os professores, traz maior facilidade e dinâmica na preparação das aulas, deixando mais tempo para que possam atuar como mediadores e promotores do debate, direcionando o ensino”, afirma Maria.
O ato contou ainda com a presença do presidente do Instituto Natura, David Saad, do coordenador de projetos da Fundação Telefônica Vivo, Fu Kei Lin, e do diretor da Regional Sul da Telefônica Vivo, Jackson Rodrigues.
Outro tema que integrou a pauta do seminário pela manhã foram os Centros de Juventude, projeto desenvolvido pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos. O chefe do Escritório de Projetos da pasta, Aldo Peres, apresentou detalhes da iniciativa.
O secretário César Faccioli, que também esteve presente na atividade, salientou que o projeto não é de uma área específica do governo, e depende da colaboração de várias pontas, especialmente os educadores.
Os centros integram o Programa de Oportunidades de Direitos (POD), que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e prevê a construção de seis unidades no Estado, preferencialmente em áreas de maior vulnerabilidade social.
Ainda pela manhã houve a certificação dos professores que participaram da Formação em Gestão de Conflitos e Combate ao Bullying e a apresentação da ferramenta Mapa da Violência.
Durante toda a tarde, coordenadorias regionais de Educação apresentam boas práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado.
À tarde cada CRE apresentou os trabalhos feitos com os Círculos das Redes de Apoio. Foram várias contribuições ricas e de muita importância para a escola, bem como a sociedade. Estivemos na companhia do nosso Coordenador Regional, professor Gil Davóglio o qual, com a gentileza de sempre, acolheu a todos e em especial as colegas Jana (11ª CRE) e Adriana (EEEF Professor Milton Pacheco) após o belíssimo trabalho com a apresentação das suas práticas com os Círculos das Redes de Apoio
Um dia de muita informação, socialização e aprendizado!!!



Luciane, Silvana, Rejane, Val e Professor Gil

Jana e Adriana


Dinâmica ímpar!!!





SEDUC-RS  NTE/Osório - 11ª CRE

Nenhum comentário: