VI Seminário Regional das Escolas do Campo

                                                 







 






   
A educação do campo é uma realidade decorrente da luta de movimentos sociais, educadores e povos do campo em geral, buscando efetivar um projeto com características próprias. Essa especificidade esta relacionada de acordo com os direitos e cidadania dos povos do campo entendidos em suas identidades e modos de vida.

O Brasil já foi um país eminentemente rural. Intelectuais e políticos defendiam a vocação agrária do Brasil, contestando os esforços e subsídios que o governo poderia oferecer para o crescimento da indústria. Sendo assim, ao longo da história da constituição da vida no campo fez surgir no país o discurso de que a urbanização e a indústria eram incompatíveis com nossa realidade. Esse discurso se justificava pelo desejo das elites rurais manterem privilégios estabelecidos ao longo dos muitos anos de história rural e ocupação do poder.

No século XX, as mudanças na vida rural aceleraram, gerando uma nova visão, que identificava a cidade com a modernidade, e o campo com o atraso, ocorrendo aí um grande êxodo rural.
Porém, conforme o Censo 2010, realizado pelo IBGE, 29.852.986 brasileiros viviam no campo em 2010. E conforme o Censo Escolar de 2014, a rede estadual do Rio Grande do Sul, tem 661 escolas que atendem 186.491 alunos. Estes dados nos afirmam que o campo não é um passado, mas sim um estrato social que vive uma realidade particular no que se refere à vida econômica, social e cultural.

Nos dias 10, 11 e 12/11 representantes das escola do campo participaram do Seminário Regional das Escolas do Campo e tiveram palestras, relatos de experiências, painel sobre Educomunicação com a participação do NTE/Osório, mesa redonda sobre as contribuições das Ciências da Natureza e da Matemática nos pressupostos da Educação do Campo, visita ao Ceclimar.

Foram três dias de muitas socializações e aprendizagens na presença de professores doutores como Claudia Glavam Duarte, Elisete Bernardi ,Tarliz Lião,André Bocassius Siqueira e Angela Carine Moiura Figueira da  UFRGS entre outros.

Aequipe das Coord. de Educação foi ímpar, pois estavam presentes representantes das CREs de Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Osório e Guaíba. Bela parceria!!!!







Nenhum comentário: